mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Escolas de Monte Alto investem em atividades extracurriculares

Por: LARISSA TRONFINE MENEZES

20/09/2012

Dança, teatro, culinária e circo. As escolas brasileiras oferecem hoje um leque de atividades extracurriculares. Elas são utilizadas para diversas finalidades, seja para despertar a criatividade e o talento nos estudantes ou para melhorar seu desempenho em sala de aula.

As atividades extracurriculares são fundamentais para as crianças adquirirem hábitos saudáveis, melhorarem o convívio social e aprenderem a trabalhar em equipe.

Outros ainda se arriscam em dizer que muitos fracassos em determinadas matérias são salvas pelas atividades extracurriculares que as escolas estão implantando na sua grade de ensino.

Para a diretora do Centro de Recreação Infantil SetArt,de Monte Alto(SP), Maria Angélica Dias, esse tipo de atividade têm como finalidade complementar e enriquecer a vivência acadêmica e favorecer o processo de formação do aluno. Segundo ela, a sociabilização e o aumento da autoestima das crianças e dos adolescentes são os principais benefícios das atividades extracurriculares.

"As atividades foram implantadas depois de várias reuniões com professores sobre o rendimento de alunos em determinadas matérias como Matemática, História, onde o desempenho dos alunos era baixo, daí surgiu a ideia de implantar as atividades extracurriculares na grade de ensino, para ver se realmente o desempenho das crianças e adolescentes poderiam melhorar", explica a diretora.

Maria Angélica diz que a contratação de profissionais nas áreas das atividades, foram feitas com total cuidado por ela e pelos professores, tomando as providências necessárias para que as atividades fossem agradáveis a todos e totalmente aproveitadas por todos os alunos, onde não fosse só um momento de descontração, mas sim, uma hora de aprendizado, de uma maneira diferente e divertida.

Para a professora de Matemática, Joana Arruda, depois da implantação dessas novas atividades, os alunos se empenharam mais na sua matéria. Ela aposta que nas outras disciplinas também. Joana relata que observou a nova vontade de todos os alunos."Eles chegam na sala de aula com disposição, ânimo e propostos a resolver todos os exercícios sem preguiça, como era antes das atividades extracurriculares, e fazem parte do ensino da escola",conta.

O aluno da segunda série do ensino fundamental, Luan Veloso, afirma que tem mais prazer em vir para a escola, principalmente nos dias em que são realizadas as atividades. Ele afirma estar se empenhando mais nas aulas de Português e Matemática que são as que ele tinha mais dificuldade, mas que hoje ficou mais divertido e mais dinâmico.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/