Ageuniara

Araraquara sediará primeiro campeonato de Rugby

Por: RAFAEL ZOCCO DE CAMARGO

26/04/2011

A equipe de Rugby Locomotiva, de Araraquara(SP), irá promover, no dia 14 de maio, o primeiro campeonato de Rugby da cidade, no Parque do Pinheirinho, a partir das 9h.

O time treina todas as quintas-feiras, às 20h, em frente a Arena da Fonte Luminosa, no campo da Praça Scalamandré Sobrinho, e aos sábados no Parque do Pinheirinho, a partir das 14h. Os treinos são abertos para todos e, para quem quiser conhecer o esporte, vale a pena conferir.

O esporte já é conhecido no Brasil. Atualmente, no interior, existe uma liga organizada pela Confederação Paulista de Rugby, chamada LIPAR (Liga do Interior Paulista de Rugby), a mesma que promove o CPI (Campeonato Paulista do Interior). Também é disputado em todo o estado o Circuito Paulista de Sevens, modalidade de Rugby Olímpico, torneio pertencente à CPR, e o Campeonato Paulista das séries A e B. Os times costumam promover campeonatos próprios ou quadrangulares.

Em Araraquara(SP), o esporte chegou mesmo em 2007, graças a criação do Locomotiva Rugby Clube Araraquara. Fernando de João Braga, 33 anos, gerente de Reflorestamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi o fundador do clube da Morada do Sol e carrega nas costas uma tatuagem com o nome do time.

“Jogo desde criança. No início era apenas como brincadeira, praticava na praia do Clube Náutico, na rua, etc. Fundei o time, no início denominado Locomotiva Rugby Araraquara e, agora, Locomotiva Rugby Clube de Araraquara", conta.

O contador Michel Priori Roque, 27 anos, é o vice-presidente da equipe e conta como começou a sua carreira no esporte, conhecendo Fernando. “Comecei a treinar Rugby em fevereiro de 2008. O Fernando, que conhecia o esporte e tinha vontade de treinar, e, por um acaso do destino, começou a namorar uma jogadora do time de São Carlos que, de certa forma, acabou dando um empurrão para o inicio de tudo. Com isso, ele fez contato com um dos dirigentes do time de São Carlos, que já jogou na França, e também fez contato com a Fundesport, que apoiou a ideia. Foi feita uma reunião em novembro de 2007, com muitas pessoas interessadas, e conseguimos um jogador de São Carlos para ser nosso técnico naquela época”, lembra.

A estrutura que o clube disponibiliza para os atletas são de equipamentos para treino, como um scrum machine, usado para a formação de disputa com a bola, e cordas especiais para treinar tração, e um campo exclusivo de jogo para a prática do rugby, localizado no Parque do Pinheirinho.

O microempresário Gabriel Feloni Martins do Rosário, de 22 anos, começou a treinar a cinco meses no clube e, para ele,o Rugby já tem um significado. “No jogo todos são vencedores e os valores que esse esporte passa são: respeito, disciplina e união”, destaca.

Roque enaltece o trabalho de fortalecimento do rugby no Brasil, se tornando cada vez mais popular. “O Rugby, no Brasil, está vivendo um momento jamais vivido. Pela primeira vez na história, ganhamos da Argentina (9ª colocada no ranking Mundial e melhor classificada das Américas), sediamos o Sul-Americano de Rugby e nos classificamos, pela primeira vez na história, para o Panamericano, que será disputado em Guadalajara, no México. Há três anos, pouquíssimas pessoas em Araraquara sabiam o que era Rugby, eu por exemplo. Hoje em dia grande parte da população conhece. Além disso, está ocorrendo um grande boom, surgindo cada vez mais times, não só no interior de São Paulo, mas em todo Brasil. Cada vez mais pessoas procuram, pelo menos, conhecer o esporte.”

No Brasil, a primeira equipe a praticar Rugby foi o Clube Brasileiro de Futebol Rugby, no Rio de Janeiro, fundado em 1891, por um grupo de amigos. Em São Paulo, Charles Muller, o mesmo que trouxe o futebol ao país, também trouxe o Rugby para a capital. Porém, o esporte começou a ser praticado em 1925. A ascensão da modalidade foi crescente, chegando a contar com 43 equipes entre as categorias adultas e de base.

Saiba como surgiu o Rugby

O Brasil é o país do futebol. Isso é indiscutível. Porém, de uns anos para cá, outros esportes começaram a ficar populares. Basquete e vôlei são esportes que os brasileiros sempre olham com bastante atenção. Mas outro esporte, de origem inglesa, começou a dar as caras aqui no Brasil: o Rugby.

Rugby é um esporte que mistura o futebol tradicional com o futebol americano. O jogo surgiu em 1823 por um fato bem curioso. Segundo a lenda, um jogador inglês, sem muita habilidade com os pés, ficou irritado por o seu time nunca ganhar. Nervoso, o jogador pegou a bola com as mãos e saiu correndo em direção ao gol adversário, com alguns jogadores tentando pará-lo no meio da corrida, o que acabou chamando atenção de todos e dando a ideia para a criação do esporte.

As equipes de Rugby são formadas por 15 jogadores titulares e 7 reservas, e é praticado com uma bola oval, sendo maior e um pouco mais pesada do que a bola de futebol americano. Os equipamentos usados são um scrum cap (capacete flexível) e mordedora. Luvas e ombreiras são opcionais. O try é a forma de uma equipe conseguir a pontuação.

Para anotar um try, um jogador deve ultrapassar a linha in-goal do adversário (a linha de fundo) e apoiar a bola contra o solo, sendo necessário o contato simultâneo entre o atleta, a bola e o chão. Um try vale cinco pontos e da direito a um chute entre as traves (conversão), o que vale mais dois pontos para o time.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/