Ageuniara

São Bernardo/Taquá é campeão da 1ª etapa da Copa Brasil de Biribol

Por: DIEGO LUIZ GIBERTONI

11/03/2011

O São Bernardo/Taquá foi o grande campeão da 1ª Etapa da Copa Brasil de Biribol sem perder um set. O time é formado por atletas de Taquaritinga e de São Bernardo. A etapa de Taquaritinga reuniu 22 equipes dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A próxima etapa da Copa Brasil será disputada em São José dos Campos nos dias 26 e 27 de março.

O São Bernardo/Taquá derrotou Votuporanga por 2 a 0 na final disputada no domingo (27 de fevereiro), nas piscinas do clube Náutico Taquaritinga. Antes, a equipe havia derrotado os times de Marília, Santos, Uberaba-MG e Pindamonhagaba, todos por 2 sets a 0. O outro time de Taquaritinga ficou em 5º lugar.

A equipe campeã é composta pelos atletas João Carlos Galhardi, Jose Maria Alves de Souza, Yuri Albani, Tiago Toledo e Gilberto Ariano Filho. Destacou-se também a equipe caçula de Taquaritinga, formada por atletas da cidade e de Itápolis, que ficou em 3º lugar na 2ª Divisão da competição.

Regulamento

A Copa Brasil de Biribol terá seis etapas e é disputada em duas divisões. As três melhores equipes em cada etapa sobem da segunda para a primeira divisão e as três com pior desempenho caem para a segunda. Essa regra mantém a motivação dos jogadores ao longo da competição.

História

O Biribol é um esporte aquático, praticado dentro de uma piscina de fibra ou vinil, muito semelhante ao Voleibol.

A modalidade foi instituída no município de Birigui, interior de São Paulo, no ano de 1968. Surgiu como recreação coletiva e como alternativa à prática e aprendizagem da natação.

O biribol é um esporte coletivo originalmente brasileiro. É praticado dentro de uma piscina com 4m x 8m x 1,30m (profundidade) com rede (a 2,62m de altura para o masculino e 2,40m para o feminino), bola específica e postes de sustentação.

Jogam sempre duas equipes, que podem ter duas ou quatro pessoas. No Biribol, utiliza-se grande parte dos músculos do corpo, proporcionando um bom condicionamento físico.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/