Ageuniara

Consumidor busca modelo ideal de TV para assistir a Copa do Mundo

Por: LUIS GUSTAVO RIZZO

29/06/2010

As opções aumentaram e hoje o consumidor pode escolher uma TV de plasma, LCD, LED, além das convencionais. As vendas sempre crescem quando uma Copa do Mundo se aproxima, mas desta vez as novidades do mercado deram uma ajudinha.

Para a gerente da rede de lojas do Magazine Luiza,em São Carlos(SP), Celma Pereira, a procura foi tão grande pela TV e conversores que o estoque da loja, precisou ser reposto, mas já há uma fila de espera de dez pessoas para a compra.“Desde o mês passado aumentou em 50% as vendas da televisão que já transmitem em alta definição, as mais vendidas são de 32 polegadas e 40”.

Celma ressalta que antes do jogo da seleção brasileira contra a Costa do Marfin,no dia 20 de junho, "a loja recebeu metade de um caminhão com televisores e a outra com conversores, sendo que, de cada dez TVs vendidas foi vendido um conversor”,informa.

Mas, o que muitos consumidores não sabem, é escolher um modelo ideal de televisão para a sua sala.Para o analista em tecnologia Edson Mezzacappo, “uma televisão de 32 polegadas é ideal para uma sala de três metros e a de 40 polegadas para uma sala de quatro metros”.

As novidades nesse mercado, não param de crescer, na maioria das vezes, os consumidores acabam comprando uma televisão, sem saber a sua funcionalidade. O empresário Roberto Coletti preferiu fazer um investimento maior.Há uma semana, a televisão Full HD de 50 polegadas é a nova moradora de sua casa e a família adorou assistir o primeiro jogo da seleção brasileira.“A sensação é maravilhosa.Preferi fazer um investimento pela qualidade do som e da imagem, agora é esperar que o Brasil faça tão bonito quanto as imagens da TV”, opina.

Outra opção, é a compra de conversores para a TV convencional, além de serem econômicos, trazem um beneficio na qualidade de imagem, do que, o modelo já formatado. Para o vigilante Bernardino da Silva, o que vale, no momento da compra, é o preço.“A diferença entre essas novas tecnologias não influenciam, o que devemos ficar atentos é na hora da compra e do preço”,observa.

Entenda os novos modelos

PLASMA: é obtido pelo processo de ionização de um gás, que ao gerar raios ultravioletas atingem a superfície externa da tela para formar a imagem digital.

LCD: Os aparelhos geralmente são de tela de cristal líquido que funcionam a partir de uma iluminação traseira do tipo fluorescente por trás da tela para formar a imagem.

LED: é uma TV LCD com iluminação traseira modificada, tornando a qualidade de imagem ainda maior. Em vez de lâmpadas fluorescentes atrás da tela de cristal líquido da TV LCD convencional, a TV de LED usa um painel de diodos emissores de luz (os chamados LEDs).

Fonte:Edson Mezzacappo,analista em tecnologia



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/