mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

ONG realiza vários projetos em São Carlos

Por: ERIKA CRISTINA PEREIRA DA SILVA

08/06/2010

O Espaço Cidadão é uma ONG (Organização Não Governamental) situada no bairro Cidade Aracy II, em São Carlos (SP), que por meio de voluntários e moradores do bairro tem por objetivo promover a cidadania entre os moradores, incluindo valorização da auto-estima, e desenvolver atividades que atendam os anseios da comunidade.

A ONG Espaço Cidadão, como é conhecida, foi fundada oficialmente em maio de 2003, mas já exercia trabalho voluntário desde 1999, quando teve início a primeira Ação Comunitária, considerada um dos principais projetos organizados em prol da comunidade.

O trabalho do Espaço Cidadão visa atender os bairros Cidade Aracy I e II, Presidente Collor de Mello e Antenor Garcia.Ao longo de suas atividades, como Grupo de Voluntários e posteriormente ONG, foram desenvolvidos diversos trabalhos entre eles destacam-se: a organização e realização do projeto “Ação Comunitária”, cujo objetivo é fornecer à comunidade serviços essenciais que não se tem acesso diariamente, tais como expedição de documentos (Carteira Profissional, Título de Eleitor, Cédula de Identidade, CPF, entre outros), Medicina e Odontologia Preventiva, Orientação Jurídica, Corte de Cabelos, Fotografias para documentos, Xérox, Recreação e Lazer (brincadeiras, show musical e etc.),sem nenhum custo à população.

No dia 30 de maio,deste ano, foi realizada a 12ª Ação Comunitária, que recebeu um público de aproximadamente 13 mil pessoas e contou com a ajuda de 280 profissionais e voluntários,alé do apoio de 36 entidades.

Para o morador do bairro da Cidade Aracy II, João Duarte da Costa,“a Ação Comunitária é muito importante e podemos tirar vários documentos.A criançada tem um dia diferente com brincadeiras, é muito legal, pena que é só uma vez por ano”,opina.

Segundo o presidente do Espaço Cidadão, o Tenente Teixeira, como é conhecido, “o evento foi um sucesso, atendeu as expectativas, ocorreu dentro da mais perfeita normalidade e não houve nenhuma ocorrência registrada.O público e colaboradores deram uma aula de cidadania”, diz.

Um dos projetos existentes que ocorre no decorrer do ano é a Biblioteca Comunitária com vários livros disponíveis para a comunidade. O objetivo é levar cultura, entretenimento e lazer para os moradores.Paralelamente também acontece os dias da leitura, onde voluntários se organizam para uma manhã de leitura com crianças da comunidade.

O “Projeto Biblioteca Comunitária do Espaço Cidadão”, foi um dos contemplados, em 2008, pelo prêmio "I Concurso pontos de Leitura", realizado pelo Ministério da Cultura em nível nacional, passando a integrar o projeto "Biblioteca Viva" do Ministério da Cultura.

Segundo o secretário da ONG, Marcos de Santi,“a Biblioteca Comunitária tem somente metade dos livros que possuímos, já que a maior parte dos livros ainda se encontram encaixotados por falta de espaço”, explica.

A sede do Espaço Cidadão atualmente corresponde somente à Biblioteca Comunitária mais está sendo ampliada.“As construções tiveram início no final de 2009, com isso, estamos bastante confiantes na conclusão o quanto antes dessa obra” ,relata de Santi.

Segundo ele, quando a obra for concluída o objetivo é iniciar cursos profissionalizantes, inclusão digital, local de convivência de idosos, projeção de filmes educativos, documentários e outros indispensáveis para a formação do cidadão e palestras sobre assuntos de interesse geral.

O Espaço Cidadão busca um “espaço para o cidadão”, onde ele possa encontrar apoio para tirar suas dúvidas, um local de aprendizado e, também, de entretenimento para as crianças e idosos.

Mais informações sobre o “Espaço Cidadão” podem ser obtidas através do site: www.espacocidadao.org.br. Os interessados também podem visitar a sede localizada a Rua Firmino Brigante nº 17 – Cidade Aracy II, em São Carlos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/