Ageuniara

Com miniterminais, itinerário dos ônibus não sofrerá grandes mudanças

Por: FELIPE TURIONI MARTINS

31/03/2010

A instalação de miniterminais para facilitar a integração do transporte coletivo em Araraquara causará poucas mudanças no itinerário das linhas existentes atualmente na cidade. Segundo Elias Gibran, assessor da Companhia Tróleibus Araraquara (CTA), as alterações de trajeto, ainda em planejamento, serão pouco perceptíveis mas darão maior agilidade no transporte dentro da cidade.

Os novos terminais, menores que o atual Terminal Central de Integração (TCI), e que também serão cobertos, estarão localizados, inicialmente, em três pontos distintos da cidade: no Jardim Primavera, próximo à Avenida Bento de Abreu; na Avenida Padre José de Anchieta, nas proximidades da Cutrale; e na Rua Maurício Galli. Os locais foram estrategicamente escolhidos tendo como critério maior circulação de linhas e necessidade de integração. Os terminais serão responsáveis por um desvio de rota em algumas linhas, para interligar todos os ônibus na cidade.

A necessidade dos miniterminais vem da falta de conhecimento da população, que não sabe da possibilidade em fazer integração em toda a cidade com o uso do cartão de passes. “Os novos terminais ajudarão nessa conscientização, além de facilitar o transporte, ligando os pontos diametrais da cidade”, afirmou Gibran.

Além disso, outro fator para a conscientização dos usuários de ônibus em Araraquara será a instalação de novos validadores dentro dos coletivos. Um novo sistema de bilhetagem está prestes a ser instalado nos veículos. As novas catracas terão sensores para um novo tipo de cartão, que deixará de ser magnético, passando a funcionar com um chip.

“Os novos cartões serão responsáveis pelo aumento na agilidade para validação dos passes e consequente rapidez no trânsito dos ônibus. Os cartões antigos, com fita magnética, emperravam facilmente, muitas vezes atrasando os passageiros”, explicou. O tempo de vida dos cartões de chip é maior e proporciona mais comodidade e segurança aos usuários, já que pode ser mantido no interior da carteira ou da bolsa. Os novos validadores, que já deveriam ter começado a ser instalados, aguardam decisão sobre uma liminar contra rescisão contratual para começarem a ser utilizados.

Somente após a conclusão da instalação das novas catracas os miniterminais entrarão em funcionamento.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/