Ageuniara

Projeto leva terceira idade para sala de aula

Por: LUIS GUSTAVO RIZZO

20/04/2010

O Centro Cultural da Universidade de São Paulo(USP), em São Carlos (SP), oferece cursos gratuitos para idosos, a iniciativa faz parte do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade. O Programa oferece atividades esportivas, oficinas culturais (arte e dança) e palestras, sendo que cada unidade da USP, no Estado, oferece atividades diferentes para idosos, a única a oferecer inglês gratuito é a de São Carlos.

Os cursos oferecidos, além de serem importantes para a vida dos idosos, têm um grande significado, já que esta população está se tornando cada vez mais velha, sendo que a expectativa de vida aumenta,a cada ano, e a ocupação e o aprendizado fazem parte da qualidade de vida dos idosos, assim como a preocupação com a saúde.

Para a coordenadora do Centro Cultural da USP, Regina Siqueira, "programas como esses visam valorizar a qualidade de vida da população idosa, para que possam aproveitar o que a modernidade oferece e que, a cada dia, se torna necessária no cotidiano das pessoas".

O curso de inglês gratuito surgiu em 1994 e até hoje já formou mais de 350 idosos, na cidade, a metodologia adotada nas aulas segue os princípios da abordagem comunicativa, sendo que os conteúdos lingüísticos são adequados a tópicos de interesse dos alunos.

A avaliação da aprendizagem é realizada formal e informalmente, sendo que indicam que é grande a capacidade do idoso, para em aprender uma língua estrangeira, uma vez respeitado o ritmo individual de cada um.

A maioria dos idosos de hoje sempre tem em pensamento que eles não servem mais pra nada, que são pessoas sem valores e o Centro Cultural da USP,mostra o contrário e realiza vários cursos para terceira idade, e para aprender não tem idade independente qual seja.

O bom exemplo é a estudante Raquel Cortes, que tem 60 anos, e diz: "esta é a fase da vida em que eu vou conseguir mais resultados do que se tivesse feito um curso antes",completa.

A professora do Centro Cultural da USP, Ângela Cristina Giampedro, explica que "a idéia é valorizar o espaço do ser humano, que tem como objetivo a aprendizagem, na terceira idade, constituindo-se como fator de integração social altamente benéfico para o idoso".

Os idosos interessados em saber mais sobre o Programa Universidade Aberta, podem acessar o site www.usp.br/prc ou então procurar o Centro Cultural da USP São Carlos, que fica na Avenida Dr. Carlos Botelho, 1465, centro.O telefone para contato é (16) 3373 9106.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/