Ageuniara

Cers terão readequação devido ao aumento de crianças

Por: MARIA LUÍZA ROSATO

27/11/2009

Os Cers - Centros de Educação e Recreação de Araraquara estão sem vagas e passarão por um processo de readequação, que inclui modificar espaços, logística e contratação de pessoas para aumentar o atendimento às crianças com idade de zero a três anos.

A falta de vaga nas creches do município está causando problemas e transtornos para as mães que necessitam do serviço devido ao aumento de crianças na cidade. Segundo Elaine Cristina Rodrigues, está complicado encontrar vaga para sua filha de um ano de idade na creche, localizada no bairro Parque Gramado próximo à sua residência. Devido a isso teve que abandonar seu trabalho para cuidar da criança.

Já foi diagnosticado pela Secretária de Educação que várias mães relataram que as dificuldades encontradas diariamente são muitas como, pedir favores a vizinhos e parentes para deixar seus filhos para poderem trabalhar.

“Além do transtorno diário da falta de vagas nas creches, a gente sabe dos benefícios do convívio com outras crianças e do trabalho educativo que é desenvolvido”, afirmou a mãe Sueli da Costa Pereira moradora do bairro Iguatemy.

A previsão da Secretaria Municipal de Educação da cidade é de que ao menos 500 crianças nessa faixa etária aguardem inclusão na Educação Infantil, as populares “creches”.

Antônio Martins afirma que após a confirmação das rematriculas, toda a demanda de crianças já matriculadas proporcionará um controle, para o processo de readequação, que acontecerá no mês de janeiro de 2010, quando se iniciam as aulas.

Na readequação dos espaços físicos será priorizado o atendimento de crianças de zero a três anos nas salas de aula, investindo na recreação ao ar livre. Um dos principais desafios da educação no município é atender as crianças em berçários, devido às dificuldades que não incluem apenas as necessidades de suprir espaços físicos, mas também na contratação de mais agentes educacionais para que possam oferecer assistência adequada a todas as crianças.

A Secretaria de Educação também planeja construir mais três Cers para suprir as necessidades dos bairros no atendimento às crianças residentes (Jardim Indaiá, Jardim Ieda e Altos de Pinheiros), onde cada “creche” deverá atender em média 300 crianças. Hoje o município conta com 35 unidades de Educação Infantil.

Neste ano de 2009 são atendidos 38.336 alunos em toda a rede pública, distribuídos em 17.772 alunos matriculados nas escolas municipais e 9.077 na Educação Infantil.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/