mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Casas de conjunto habitacional serão construídas com tecnologia inovadora

Por: EVERTON SCHEFER

27/11/2009

Construção de casas através do programa "Minha Casa, Minha Vida" em São Carlos utilizará uma técnica inovadora desenvolvida nos Estados Unidos e no México, que possibilita construções mais resistentes e confortáveis através de paredes pré moldadas.

A técnica foi trazida para a cidade pela construtora Rodobens e será aplicada na construção de 1.198 casas localizadas na Rua Otto Werner Rosel, atrás da faculdade Unicep. As casas serão construídas em condomínio fechado, com dois ou três dormitórios e com quinze modelos de fachadas diferentes. São cinco opções de plantas, de acordo com a metragem, que varia entre 46,72 m² e 77,30 m². A técnica construtiva não permitirá futuras ampliações no imóvel.

A tecnologia adotada consiste na execução de fundações tipo radier e execução de paredes com concreto aerado auto-adensável. Eduardo Bacarin, engenheiro civil da Rodobens, um dos responsáveis pela obra, esclarece que esse tipo de fundação funciona como uma laje contínua de concreto armado, em toda a área da construção, e absorve as cargas da estrutura da casa (pilares ou paredes) para o terreno.

O uso da tecnologia na construção das casas traz muitas vantagens, como melhor conforto térmico, acústico e durabilidade da construção, velocidade na execução das obras e paredes já preparadas para receber pintura.

A Prohab (Progresso e Habitação de São Carlos) recebeu cerca de dez mil cadastros para o programa "Minha Casa, Minha Vida". Para a aquisição das casas, os interessados devem ter renda per capta entre 3 a 6 salários mínimos mensais e a moradia pode ser financiada pela Caixa Econômica Federal.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/