Ageuniara

Adultos terão tratamento contra álcool e drogas em são Carlos

Por: ANDREIA ROSA DA SILVA

01/09/2009

São Carlos terá um centro de atenção psicossocial para adultos dependentes de álcool e drogas. No momento a cidade só dispõe de uma unidade desse tipo para crianças e adolescentes (CAPS). O equipamento deverá auxiliar o setor de saúde de São Carlos no atendimento aos dependentes químicos que buscam ajuda para largar o vicio.

Denise Faria, coordenadora da nova Unidade, informou que o tratamento de drogados e alcoólatras é complexo. Em São Carlos esse começo de tratamento é realizado nos Núcleos Integrados de Saúde (NIS) onde o viciado recebe atendimento de psiquiatras e psicólogos.

Pacientes em estado mais grave são transferidos para hospitais da região, como o Cairbar Schutel, em Araraquara, explicou Denise. Em média o período de internação dura seis meses e o tratamento é custeado pelo município.

São Carlos atualmente só conta com o CAPS para crianças e adolescentes. O centro foi inaugurado em 2006 e até o momento já foram realizados mais de 360 atendimentos, geralmente de pacientes entre 7 e 17 anos.

“Atualmente são 60 usuários em acompanhamento, entre álcool e drogas, mas não se tem a separação de quem é dependente de álcool ou de outras drogas. Às vezes tem pacientes que se tratam dos dois vícios”, relata Denise Faria.

Os pacientes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar dentro da própria unidade. Essas pessoas chegam ao CAPS encaminhadas por uma unidade de saúde ou de forma espontânea. Nos casos mais graves eles são encaminhados para internação. Como a unidade não tem entidades que prestam esse atendimento os pacientes são encaminhados para outras cidades.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/