Ageuniara

Alunos da APAE de Matão contam com o "Cão Terapia"

Por: EVELIN THAIS DA SILVA

14/05/2009

A APAE de Matão(SP) desenvolve o projeto "Cão em Ação", popularmente conhecido como "Cão Terapia".O projeto que tem sido testado com sucesso nos Estados Unidos e, em alguns países da Europa, ajuda no desenvolvimento dos portadores de deficiências.

Nesse projeto,cães são utilizados como forma de estimular a integração, auto-estima e atenção dos alunos. Matão é a primeira cidade da região a desenvolver este tipo de atividade.

Segundo informações da diretora Pedagógica da APAE, Yara Rossi,a atividade atende cerca de 50 alunos de 5 a 30 anos e é desenvolvida uma vez por semana com duração de duas horas com quatro cães.

Os alunos contam com a supervisão de professores, fisioterapeutas, psicólogos, profissionais da área da saúde, adestradores, médicos, veterinários e o proprietário do canil.

Segundo ela, essas atividades contribuem para a qualidade de vida do aluno como: comunicação, integração, desenvolvimento da memória, problemas de baixa auto-estima além de ajudar no fortalecimento físico aos que não respondem as terapias convencionais.

Marília Santos, que é mãe de uma das alunas, diz que sua filha conseguiu desenvolver os métodos com mais facilidade, após iniciar a terapia com os cães e que é perceptivo suas mudanças.

Ela reconhece a importância da APAE na vida da criança, pois além de ajudar alunos com atividades e tratamentos, também prepara a família para lidar com um filho portador de alguma deficiência e, principalmente, com os problemas que existem na sociedade, como preconceitos.

Outro projeto,desenvolvido pela APAE de Matão, é a equoterapia, que envolve tratamento com o uso de cavalos e que ajuda na disfunção motora dos portadores de deficiências.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/