[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Universidade de Araraquara - Uniara comunica que o início das aulas para os calouros dos cursos de Graduação Presencial será no dia 02 de março.

Atenciosamente,

Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Distrito de Taquaritinga completa 90 anos

Por: KAUANA MONIZE TURRA

31/10/2008

O distrito de Guariroba, pertencente ao município de Taquaritinga, completa hoje, 31 de Outubro, 90 anos. O distrito nasceu com o café e hoje tem como principais fontes de renda a goiaba, a laranja e a indústria alimentícia.

Cabeceira era o nome das terras que hoje formam o centro do distrito, mas como na região havia muitos coqueirais da espécie “guariroba” e também uma grande fazenda com o mesmo nome, o lugar passou a ser conhecido como tal. O nome Guariroba vem do linguajar Tupi e quer dizer coqueiro-amargo.

Por volta do ano de 1917, atraídos pela riqueza do café, fazendeiros se fixaram no local. De acordo com a lei estadual Nº. 1606 de 31 de outubro de 1918, foi criado o distrito de Guariroba, a partir de então foi instalado o cartório de Paz e Anexos do Civil e Tabelionato, para que todos os residentes nas áreas compreendidas pelas divisas do distrito procedessem os registros de óbitos e nascimentos e publicassem os proclamas de casamentos. Desde então o fundador de Guariroba, José Pires de Góes, doou terras para a praça da Igreja e mais tarde para o cemitério.

A população de Guariroba no último senso de 2000 era de de 2.336 pessoas. Para a eleição municipal do mês de outubro deste ano estavam registrados 1.504 eleitores no distrito.

Guariroba fica a 532 metros acima do nível do mar. A extensão territorial é de 285,42 Km/2. A área urbana é composta pelo centro, pelo conjunto habitacional Damião Antonio Gonçalves e pelo conjunto habitacional Osmar Constâncio; a área rural é composta por sítios e fazendas, bairro da Barra Mansa, Santa Rosa, Cachoeirinha e Itagaçaba. O distrito localiza-se no sudoeste do município de Taquaritinga fazendo divisa com os municípios de Itápolis, Matão e Fernando Prestes.

A bacia hidrográfica é a do Tietê-Batalha e seus principais cursos d’água são o Ribeirão dos Porcos, Ribeirão São Lourenço e Córrego Guariroba.

A base econômica sempre foi àa agricultura, uma característica que se firmou com os imigrantes italianos. Hoje Guariroba ocupa o 1º lugar do município na produção de Goiaba, embora produza também laranja e limão.

Duas indústrias têm unidades no distrito: A Guari Fruits emprega cerca de 260 pessoas, é a maior indústria do município e no ano de 2004 foi considerada a maior produtora de polpa de Goiaba da América Latina; e a Killes Indústria e Comércio de Polpas que junto com a Edval Mira Alimentos empregam cerca de 150 pessoas. Essas indústrias são transformadoras de alimentos e processadoras de matéria-prima vinda das lavouras do distrito e da região.

Alguns anos atrás moradores do distrito se reuniram para verificar a possibilidade de passar o distrito para município. O projeto até hoje não andou, algo que frustrou os moradores.

A “Lenda do Capa Preta” é uma das mais vivas no imaginário dos moradores de Guariroba. Faz referência a um oficial do exército que, por mau comportamento, teria sido enviado para o sertão do Estado, tornando-se um desbravador destas terras. Através de apropriações fez-se grande proprietário de terras, compreendidas desde Nova América até Itajobi. Conta a lenda que durante a noite em matas que rodeiam o Ribeirão dos Porcos, em terras antes pertencentes ao Capa Preta ouve-se, após um vendaval, o barulho de aabertura de picadas adentrando a mata, bem como o ruído ensurdecedor de arvores tombando. Os aantigos moradores acreditam que esses ruídos seriam provoados pelo Capa Preta em sua apropriação de terras, sempre com muita violência contra posseiros e indígenas.

Guariroba é um orgulho para o município, dizem os orgulhosos moradores do distrito. Afinal, da agricultura e de suas indústrias é que vem a fama de Taquaritinga.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/