Ageuniara

Renovação da Câmara Municipal surpreende em São Carlos

Por: YVES BARBERIO MARIANO

22/10/2008

A eleição 2008 para vereadores, em São Carlos(SP), teve surpresa com uma renovação na Câmara Municipal que representará a cidade nos próximos quatro anos.

De 13 vereadores que compõem a Câmara Municipal, apenas cinco conseguiram a reeleição e as outras vagas foram concedidas para novos vereadores.Apesar disso, alguns vereadores eleitos já atuaram em outras gestões, mas estavam fora do Legislativo sãocarlense, há quatro ou oito anos.Exemplos disso são o vereador, eleito pelo PTB, Antonio Carlos Catarino e o candidato do DEM,Equimarcilias de Souza Freire, que também já foi vereador.

Por outro lado, nota-se a presença de candidatos que nunca tiveram a oportunidade de representar a Câmara Municipal, como o professor Ditinho Matheus do PMDB e o candidato do PT, Ronaldo Lopez.

Segundo o sociólogo Pedro Paulo Mello,de São Carlos, o resultado representa a insatisfação da população sobre a atual Câmara Municipal e a saída de vereadores que já estavam no Legislativo há mais de uma gestão."Isto mostra a sede da população sãocarlense pelo que é novo", analisa.

O sociólogo acredita que esta é a grande marca da democracia, pois se algo não está bom, a população tem o direito e o dever de mudar, como mostraram as eleições deste ano.

"É cada vez maior a vontade do povo em dar oportunidade a outros candidatos como a cargos de vereador, onde a responsabilidade do cargo é grande,porém nem tanto quanto ao cargo de prefeito e vice-prefeito da cidade, por exemplo",opina a eleitora, Alice Paes Romão, que reside em São Carlos.

Mudanças na Câmara Municipal

Quem é vereador e não conseguiu a reeleição:

Azuaite Martins França (PPS)

Mauricio Ortega (PSDB)

Antonio Rubens Valdo Ratti (PMDB)

Diana Cury (PMDB)

Heleno Irami (PTB)

Rubens Maciel (PSDB)

Silvana Donatti (PT)

Quem é vereador e conseguiu a reeleição:

Edson Fermiano (PR)

Robertinho Mori (PV)

Dorival Mazola (PSDB)

Laide da Uipa (PMDB)

Lineu Navarro (PT)

Os vereadores eleitos e que atuarão no Legislativo a partir de 2009:

Dé (PT)

Dr. Normando (PSDB)

Julio Cesar (DEM)

José Luis Rabello (PSDB)

Ditinho Matheus (PMDB)

Ronaldo Lopes (PT)

Antonio Carlos Catarino (PTB)

Equimarcilias de Souza Freire (DEM)



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/