Ageuniara

Centro de referência do idoso completa um ano

Por: LETICIA BARRIONUEVO BRANDAO

27/08/2008

O Centro de Referência do idoso de Araraquara (CRIA), instalado no 2º andar do prédio da antiga Gota de Leite, completou um ano, no dia 6 de agosto. Resultado da mobilização de cidadãos com mais de 60 anos, por meio da Plenária do Orçamento Participativo, o espaço já se constitui no incremento às políticas públicas municipais voltadas para essa faixa etária que, atualmente, representa 12% do total da população.

O CRIA tem mais de sete mil pacientes cadastrados. São realizados cerca de 80 atendimentos por dia com uma equipe multidisciplinar formada por médicos geriatras, fisioterapeutas, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social e educadores físicos, sendo um deles para atividades físicas de solo e outro para hidroginástica. O Centro também conta com uma equipe de enfermagem.

De acordo com a fonoaudióloga do programa, Daniela Farah, o trabalho realizado no local é voltado para saúde mental, habilitação e reabilitação dos idosos e o seu objetivo é mantê-los com o máximo de capacidade funcional e independência física e mental na comunidade e junto das suas famílias.

O atendimento é especializado e referenciado pela rede básica, responsável pela atenção primária à saúde. Desenvolve atendimento ambulatorial nas formas individual, em grupo e por meio da visita domiciliar (Sistema de Orientação ao Idosos Acamado), dirigido à pessoa idosa totalmente restrita ao leito.

O CRIA oferece atendimento em Araraquara(SP) e microrregião que envolve Américo Brasiliense, Santa Lúcia, Rincão, Motuca e Gavião Peixoto. Os atendimentos são encaminhados por meio dos Postos de Saúde.

"O CRIA está com novos projetos em andamentos, entre eles o DST Aids, grupo de atendimento aos pacientes com demência, grupo de cuidadores de pacientes acamados, grupo de música (coral)", completa a fonoaudióloga Daniela.

Lourdes Savino Guzzi, uma das senhoras cadastradas no programa diz que o trabalho realizado no CRIA é excelente, e se não fosse o programa, o idoso não teria um espaço para fazer alongamentos, exercícios nos quais eles necessitam para a melhor saúde.

O Centro de Referência do Idoso de Araraquara está localizado na Rua Carlos Gomes s/nº, no centro da cidade. Os telefones para contato são (16)3332-4166 e 3322-29.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/