Ageuniara

São Carlos possui programas de proteção a animais

Por: RAFAEL FERREIRA DOS SANTOS

06/06/2008

Desde 2001, a cidade de São Carlos não utiliza mais a carrocinha, optando pelo investimento na educação e conscientização da população por meio de programas de incentivo à posse responsável de cães e gatos. O controle da população desses anaimais é baseado na esterilização cirúrgica e definitiva e no recolhimento seletivo, além da responsabilização dos proprietários.

A Arca de São Francisco e a UIPA(União Internacional de Proteção aos Animais) atuam juntas com órgãos do governo municipal no desenvolvimento de projetos e campanhas voltadas aos animais. Os bichos abandonados são recolhidos e recebem assistência veterinária necessária. Atualmente, no Canil municipal, vivem cerca de 215 cães e 180 gatos disponíveis para a adoção.

O município desenvolve três programas, voltados ao bem estar dos animais: Adote um Bichinho, Castração a Baixo Custo e Carroceiro do Futuro.

O "Adote um Bichinho" consiste em incentivar a população a adotar um animal do Canil Municipal. O canil recolhe e trata animais adultos adoentados que vivem nas ruas e abriga aqueles que são abandonados no local. Não há sacrifício de qualquer dos animais recolhidos.

Para adotar um animal é preciso que a pessoa tenha a partir de 18 anos, apresente o RG e assine um termo de responsabilidade, comprometendo-se a cuidar do animal e não deixá-lo solto nas ruas.

A "Castração Baixo Custo", é um programa desenvolvido para tentar conter o grande número de animais soltos nas ruas. Proprietários podem solicitar a castração de cães e gatos com até 70% de desconto, cirurgia que é realizada em clínicas credenciadas.

"Carroceiro do Futuro" é voltado para animais de tração. Os equinos são identificados eletronicamente através de um microchip e vermifugados. As carroças são vistoriadas, emplacadas e recebem faixas refletoras.

“Entre 2002 e 2003 recolhemos 1.799 filhotes. Em 2005 esse número já caiu para 898 e na última atualização, entre 2006 e 2007, esse número caiu para 322 filhotes”, afimou Sérgio Dutra, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.

O proprietário que alegar não ter condições de manter seu animal, se compromete, por meio de um termo de compromisso, a não adquirir outros animais. No caso de abandono de animais, será cobrada uma multa de R$ 14,88, aplicada em dobro em caso de reincidência.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/