Ageuniara

Orquestra experimental da UFSCar completa 17 anos

Por: JOÃO VITOR GALVÃO TORRES

04/04/2008

O Departamento de Artes da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – fundou e mantém como parte de seu programa de extensão, uma Orquestra Experimental formada por pessoas da comunidade. O projeto denominado "Música ao alcance de todos" completou 17 anos.

O objetivo do projeto é conseguir recursos para manter o trabalho já constituído e ampliar o seu campo de atuação para crianças, jovens e adultos oriundos dos mais diferentes segmentos sociais e econômicos da cidade de São Carlos.

Paralelamente ao trabalho da Orquestra Experimental, a área de música do Departamento de Artes e Comunicações da UFSCar tem tentado ampliar as oportunidades de prática de orquestra para jovens e adultos vindos de escolas públicas da cidade.

A Orquestra agrega jovens estudantes do ensino médio público de São Carlos e outros interessados que compartilham o gosto pela música orquestral.

Para o aposentado José Agostinho Filho, que tocava flauta-doce em casa apenas para relaxar e jamais se imaginou subindo em um palco para se apresentar, a orquestra representa um caminho para evoluir na arte musical. "Quando comecei no projeto há cerca de cinco anos tocava o básico; graças à orquestra tive acesso à teoria da música propriamente dita,conheci melhor as técnicas e isso me permitiu evoluir muito musicalmente".

Segundo a Dra. Ilza Zenker, uma das fundadoras e principal incentivadora do projeto, a orquestra é formada basicamente por membros da comunidade, desde professores a pessoas simples. Todos tocam por prazer, sem receber qualquer remuneração.

O repertório passeia pelos clássicos e pela música popular. Ilza Zenker ressalta que as platéias aceitam bem o repertório. "Tentamos variar entre clássicos e releituras de algumas músicas, uma mescla bem variada. Há músicas para todos que gostam de ouvir boa música", explica.

Ao longo de 17 anos de projeto, aproximadamente 12 integrantes da orquestra que começaram sem maiores pretensões tornaram-se músicos profissionais e hoje encontram-se vivendo da música.

A orquestra ensaia duas vezes por semana, às segundas e quartas, às 18h30, no teatro de bolso da UFSCar. Os ensaios são abertos ao público.

Para participar do projeto basta procurar a Coordenação do Curso de Música da Universidade Federal de São Carlos, no Centro de Educação e Ciências Humanas, localizado na Rodovia Washington Luis, Km 235 - Cx. Postal 676 CEP 13565-905 - São Carlos - SP Telefone: (16) 3351-8496

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/