mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Idosos fiscalizam praças de Matão

Por: SAMARA IGNACIO

15/10/2007

A prefeitura de Matão(SP)lançou no mês de setembro, o projeto Boa Praça, no qual idosos acima de 65 anos trabalharão como gerentes dos locais e terão ajuda de custo de R$120,00 para realizar as tarefas de fiscalização.

O objetivo é melhorar o cuidado das praças da cidade e inserir socialmente idosos que já freqüentam os locais. O programa proporcionará, ainda, a participação deles em atividades de lazer e entretenimento, educação e cultura.

Serão beneficiadas 20 praças das 41 existentes em Matão. O projeto tem parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Ocara.

De acordo com Sebastião de Deus Moreira (Tiãozinho), chefe de Gabinete, o projeto funcionará de forma piloto nestes três últimos meses do ano. Os 20 idosos que cuidarão dos locais foram escolhidos nos próprios bairros, pelos moradores.

“É preciso destacar que eles são voluntários. Os R$ 120,00 são uma ajuda, mas o trabalho não tem horário para ocorrer. Eles vão vistoriar os locais, mas quem limpa é a prefeitura”, ressalta.

Os idosos passarão por cursos na área de jardinagem, para ter noções da importância das árvores, de como cuidar delas e para saber observar que estão bem ou doentes. Além disso, serão fiscais que observarão se há lâmpadas quebradas, ações de vandalismo, entre outras coisas.

“Queremos impedir que as praças fiquem abandonadas e fazer com que as pessoas retomem o hábito de se reunir nos locais”, fala.

Se der certo, o projeto será ampliado para as 21 praças restantes que, enquanto isso, passam por reparos. “A importância do Boa Praça é grande, pois sempre tivemos programas sociais que auxiliam crianças, adultos, jovens e famílias, mas nunca havia sido pensado em projeto para os idosos”, afirma.

De acordo com Carmem de Oliveira Melo, do IV Centenário, que cuidará da praça do bairro, muitos utilizavam o local como pasto para animais e, agora, ela poderá com recursos, cuidar melhor da praça. “As pessoas amarram seus animais nas praças e fica uma sujeira no local. Eu sempre limpo e cuido como voluntária, porém, com o programa, será mais fácil, pois terei recursos, já que receberemos um kit com materiais para jardinagem, para melhorar as condições”, disse.

Maria conta que plantou no local várias espécies de árvores e que há mais de 15 anos regava as plantas. “Durante três anos molhamos a grama com a nossa água e fizemos isso por respeito à natureza”, diz.

Ela conta que ao receber o auxilio vai contribuir ainda mais. “Agora vou passar a varrer a praça, vou juntar as folhas e vou vistoriar e não vou permitir bagunça”, diz.

Para Geraldo Zanardi, do Cambuí, que também participará do Boa Praça, além de ajudar os idosos em várias esferas, o programa também incentivará as famílias a voltarem a freqüentar as praças.

“Esse programa será muito importante porque incentivará as famílias a fazer das praças do município ponto de encontro como era antigamente. Sem contar com os benefícios dos idosos, que estão participando com gosto do programa”, diz.

Para a psicóloga, Ana Maria Tosito, o idoso está em um constante estado de desenvolvimento. “Ele já criou os filhos, já aposentou e cria sentimentos que não são mais úteis. O resgate da produtividade para direcionar a vida é sempre muito positivo”, diz.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/