mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Exposição destaca a memória de Araraquara

Por: ROSANE BATISTA LEMOS

20/08/2007

O Shopping Lupo em parceria com a Secretária Municipal de Cultura de Araraquara(SP) realiza até o dia 31 de agosto a exposição “A Memória de Araraquara na pintura de Paulo Mascia”.

A exposição que começou no dia 1º de agosto é uma iniciativa do Shopping Lupo em parceria com a Secretária Municipal de Cultura, com início de um projeto criado pelo departamento de marketing chamado "Circuito Cultural Shopping Lupo".

O projeto é fruto do planejamento estratégico de ações baseadas em estudos de freqüência, hábitos e necessidades dos consumidores do Shopping.

A exposição tem por objetivo retratar a memória de Araraquara e promover a cultura através da pintura e divulgar as mais variadas manifestações artísticas.Além de retratar a memória da cidade a exposição faz uma homenagem aos 190 anos de Araraquara.

Segundo Luiza Marchesi Salin administradora do Shopping o público-alvo, com um projeto com esse porte e o objetivo que atinge, é extenso, seja em relação à faixa etária ou nível social."Na verdade quantificamos o público-alvo pelo nível de interesse cultural, independente da faixa etária”,diz.“Acreditamos que atingiremos, em médio prazo, um número significativo de pessoas”,completa.

Para Luiza a exposição é importante para o município,pois resgata a memória de Araraquara,mostra imagens de outra época e também divulga o trabalho do pintor Paulo Mascia, que dedicou grande parte da sua vida à pintura e produz trabalhos belíssimos.

Tereza Cristina Telarolli, coordenadora do Patrimônio Histórico de Araraquara, que colabora com o projeto Circuito Cultural Shopping Lupo, ressalta que a exposição é o tipo de atividade que tem uma grande importância porque ela resgata uma parte da memória de Araquarara através de duas maneiras retratadas: fotografia e pintura; ao mesmo tempo em que gera uma oportunidade de divulgar para as novas gerações a obra do pintor Paulo Mascia.

Para o artista plástico e secretário municipal de Cultura de Araraquara, Lauro Monteiro "mostrar a arte de Paulo Mascia,cuja pintura histórica surge a partir de sua pesquisa nas fotos antigas de Araraquara,pertencentes hoje ao Museu de Imagem do Som (MIS),Maestro José Tescari, é colocar a público a qualidade e o carinho com que o pintor tratava a nossa cidade, pela memória que carinhosamente configurava em suas tintas e pincéis".

De acordo com Monteiro, essa arte de atelier era uma das possibilidades da vasta obra de Mascia."Pude,como estudante de Artes, já que estudava com o pintor Lafayete Carvalho de Toledo, presenciar nos anos 80,Paulo pintando pelas Ruas e Avenidas de Araraquara: seus ipês blocados dos céus de Araraquara,os quais me fascinava. Um outro Paulo: visceral, gestual, preciso e impressionista. Araraquara ganha muito com essa exposição localizada no Shopping Lupo, seja pela importância que a instituição comercial dá a memória de Araraquara, na sua conservação e divulgação",finalizou

O morador de Araraquara,Giliardi Redondo, e freqüentador do Shopping Lupo afirma que "a exposição foi uma iniciativa bastante criativa, além de retratar a memória de Araraquara de forma diferenciada”.

A exposição ocontece diariamente das 10h às 22h com entrada franca. O Shopping Lupo está localizado na Rua Gonçalves Dias nº548, no centro da cidade.Mais informações podem ser obtidas através do telefone (16) 3333-1184.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/