Ageuniara

Prefeitura estuda novas formas de pavimentação em Araraquara

Por: JEAN RODRIGO BONJORNO

25/04/2007

A prefeitura de Araraquara (SP)estuda novas formas de pavimentação: mais ecológicas e de possível execução para o futuro.

Segundo a prefeitura local,a cidade possui cerca de 10 mil ruas , das quais 84% já estão pavimentadas e a forma predominante de pavimento é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente(CBUQ).As outras formas são: o paralelepípedo, presente em 160 ruas, o bloco de concreto sextavado, em aproximadamente 40 ruas e o macadame (composto por pedriscos e mais uma camada de asfalto).

O Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Valter Ricardo Leo Rozatto afirmou que apesar do bloco de paralelepípedo ser mais ecológico, é difícil de ser encontrado."O pavimento feito com pneus reciclados está sendo analisado nas estradas da região, mas como as necessidades da estrada são diferentes das ruas da cidade, ainda não foi aplicada em nenhuma rua de Araraquara".

Quanto a drenagem, um grande problema para o asfalto que não retêm a água da chuva, o laboratorista da Leão Engenharia,Luis Mário explica que “a drenagem é feita no subsolo, numa região perto da sarjeta, através de um colchão de areia, pedras e uma malha, chamada Bedim, que faz a canalização da água para o asfalto não ceder e depois vem os aterros e o lançamento de terra para as camadas finais, isso já ajuda na drenagem da água".

Na avenida 7 de setembro, por exemplo,um local onde o tipo do pavimento é o bloco de concreto sextavado os comerciantes da região concordam no que diz respeito a enxurrada, que acontece em dias de chuva, e ao barulho provocado pelo tráfego dos carros, mas discordam no preferido.

De acordo com a balconista Simone Silva que prefere o asfalto, pois na loja onde trabalha a poeira é um grande incômodo. Já a proprietária Vivian Catarina Dias, diz preferir os blocos de concreto, por serem mais ecológicos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/