mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Lar Espírita de Matão faz parceria com Projeto Social

Por: JESSICA MACHADO

27/03/2007

O Núcleo Assistencial Espírita,de Matão(SP),desenvolve um projeto social intitulado:"Projeto Crescer", que encontra-se em seu terceiro ano.O projeto envolve a realização de diversos trabalhos, um deles é atendimento da liberdade assistida e prestação de serviços comunitários, que é medida judicial. São adolescentes que cometem delitos (atos infracionais) e o juiz encaminha ao Núcleo.

O programa de liberdade assistida é um atendimento específico já previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que normaliza o que é feito no atendimento. O menor é acolhido no Núcleo, junto com a família e, para cada um deles, é constituído um plano personalizado de atendimento, que aponta quais são suas necessidades.

Também há orientadores técnicos, que fazem atendimentos individuais, com as famílias e, em grupos, visitas domiciliais, encaminhamentos para atividades nas áreas de cultura e lazer, com o objetivo de afastá-los dos atos infracionais, ou seja, a reconstrução de um plano de vida.

Os jovens desenvolvem atividade em creches, escolas, hospitais, departamentos da prefeitura, entre outros, que está dentro do "Projeto Crescer".

Outra atividade do projeto são os cursos de iniciação profissional.Existem cursos de cabeleireiro, manicure e pedicure, de artesanato (confecção de embalagens com técnicas variadas em cerâmica, vidro, madeira), marcenaria e informática básica.

Além dos cursos, o Núcleo possui planos para trabalhar com o encaminhamento do adolescente para o trabalho, que seria o aprendiz. O intuito é aplicar a lei da aprendizagem, que é a nº 10.097, que é um aditivo da CLT.

O Senai,por exemplo, está implantando em algumas cidades uma parceria com determinada instituição, sem fins lucrativos,para desenvolver o curso de aprendiz na área administrativa.

SOS Bombeiro

O projeto "SOS Bombeiro",outro projeto exercido pelo Núcleo, atinge crianças de 9 a 14 anos e é uma parceria com o Corpo de Bombeiros, prefeitura e governo do Estado de São Paulo.São crianças de famílias de baixa renda, com dificuldades de aprendizagem e que têm apoio escolar, artesanato, introdução à informática, assistência psicológica, que são ferramentas para alfabetização.Recebem também informações sobre Primeiros-Socorros entre outras aprendizagens.

Aos sábados acontece o "Projeto Família" que acontece, nesse dia da semana, por causa da maior disponibilidade das pessoas. Os voluntários são basicamente algumas mulheres e dois dentistas que se dedicam duas horas para as crianças.

Psicopedagogia

O que falta é um psicólogo voluntário para a área de psicopedagogia. Mesmo que for estudante na área é de grande importância.A comunidade espírita e a fundação do Núcleo começou com a fundação da CE, onde uma mocidade se reuniu e fundou uma sede.Atualmente o único sobrevivente é Edo Mariani, que ainda presta toda a assistência. A partir de 1980, com a implantação do ECA, a política de atendimento para as crianças e adolescentes mudou.

"Nós tínhamos uma turma de jovens espíritas com bastante inspiração. Tivemos a idéia de implantar uma entidade que pudesse assistir crianças carentes e com apoio de algumas pessoas, insistência e teimosia nossa, conseguimos",afirma Mariani

Há, ainda, o investimento no bem-estar das pessoas, principalmente crianças e adolescentes. O custo é elevadíssimo, mas muitas doações e ajuda de voluntários dão "respiração" e ainda buscam novas parcerias.

No dia 13 de março, por exemplo, aconteceu uma reunião entre empresários e comerciantes para apresentar uma proposta de parceria entre as empresas e o aprendizes.O encontro aconteceu as 19h na Associação Comercial e Empresarial de Matão e abordou a importância dos aprendizes adquirirem experiência trabalhando nas empresas da cidade.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/