Ageuniara

São Carlos tem um veículo para cada dois habitantes

Por: ANA CAROLINA DE ALMEIDA ZANCHIM

24/11/2006

Um levantamento feito pela Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) no estado de São Paulo, mostra que São Carlos tem um veículo para cada dois habitantes. Entre os maiores municípios da região, a cidade foi a que apresentou maior crescimento da frota nos últimos quatro anos. A média é de setecentos veículos negociados todos os meses.

Em uma concessionária da cidade as vendas cresceram em média 6% neste ano. Segundo o gerente de vendas da loja, Carlos Fernandes, os motivos são a distribuição de renda,a estabilidade da moeda e a conseqüente queda dos juros, que faz com que mais clientes consigam adquirir um carro novo ou semi-novo.

Além disso, as facilidades de pagamento oferecidas pelas concessionárias influenciaram nas vendas. A dona de casa Adriana de Matos, por exemplo, trocou seu carro modelo 2002 por um zero km. Na transação seu carro antigo entrou como entrada e o restante foi financiado.

Para o delegado do Ciretran, Wagner Melo, a facilidade no pagamento é o principal motivo no aumento da frota de veículos nos últimos anos. Wagner ressalta que esse crescimento também pode ser sentido nas melhorias feitas no trânsito.

Apesar do crescimento da frota em São Carlos, a arrecadação do IPVA diminuiu quase R$ 1,7 milhão entre 2002 e 2005. Segundo a Secretaria de Trânsito da cidade, a queda no faturamento pode ser explicada por três motivos: inadimplência, o envelhecimento da frota, já que veículos com mais de vinte anos são isentos do imposto, e o registro de veículos em outros estados, onde o IPVA é mais barato.

O secretário de trânsito de São Carlos, Ricardo Meireles, faz uma avaliação negativa dessa diminuição de arrecadação, já que isso se reflete não só na área de trânsito, mas em outras também, como nos programas sociais, na saúde, entre outras.

Para que esse quadro seja revertido, Ricardo explica que o estado está fazendo uma campanha para que os inadimplentes paguem o IPVA e a Polícia Militar está iniciando bloqueios, já que o não pagamento do imposto impede a regularização do documento do veículo e este pode ser apreendido.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/