mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Secretaria de Inclusão de Araraquara consegue mais 200 vagas

Por: MARIANA FERREIRA ROSA

22/11/2006

Mais de duzentos adolescentes de Araraquara serão contemplados com o benefício de transferência de renda do governo do Estado de São Paulo, o “Ação Jovem”. A ampliação das vagas foi solicitada pela Secretaria Municipal de Inclusão Social e Cidadania no final do ano passado à Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social.

O benefício é de R$ 60,00 reais ao mês e atende atualmente cinqüenta jovens do programa do LA (Liberdade Assistida), do Salesianos. De acordo com a secretária municipal de Inclusão e Cidadania, Maria Célia Sambrano Vieira, o “Ação Jovem”, implantado em junho de 2004 em Araraquara, objetiva a inclusão social de jovens, na faixa etária de 15 a 24 anos, com ensino fundamental ou ensino médio incompletos e em situação de vulnerabilidade social, priorizando aqueles pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salário mínimos.

A idéia é incentivar os jovens a concluírem seus estudos para terem mais chances no mercado de trabalho. Para isso o programa repassa, por meio de cartão magnético, uma bolsa-auxílio de R$ 60 mensais durante um ano, renovável por igual período mediante a permanência na escola. Os estudantes são cadastrados no “Ação Jovem” pelas Prefeituras.

Segundo Cecília, a Secretaria de Inclusão deve se reunir com assistentes sociais dos bairros, nos centros Municipais de Assistência Social (CEMAS), para distribuir as vagas para jovens que freqüentam outros programas municipais como “Reciclando Vidas”, o “Centro de Referência do Jovem e do Adolescente”, o “PSC”(Programa de Serviços a Comunidade), “Muda Garoto”, entre outros projetos.

“Esse benefício é importante, pois motiva o jovem a freqüentar a escola, uma vez que essa faixa etária tem sido o segmento populacional mais penalizado pela falta de oportunidades educativas, são elementos motivadores para que o jovem complete sua escolarização”, esclarece Cecília.

A importância dessa ação é o subsídio financeiro para investimento em cursos de capacitação para oportunidades no mercado de trabalho, além de ser uma forma de reinserção social para esse jovens.

Os que recebem esse repasse são assistidos pelas próprias coordenadoras e psicólogas do Salesianos e Assistentes Sociais dos “SEMAS” (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social) para que saibam planejar e direcionar devidamente o dinheiro. As assistentes também são responsáveis pela fiscalização da freqüência escolar, que é uma das exigências do projeto. A Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social fica na Rua Castro Alves, 127/bloco 13 - telefones: (16) 3322-1744, 3322-7632 e 3322-2770.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/