Ageuniara

Pesquisa da UFSCar mostra o grau de felicidade da população

Por: PAULO ROGÉRIO NOGUEIRA

13/11/2006

Onde Encontrar a Felicidade? Esta pergunta pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), tentaram responder num estudo feito em São Carlos e descobriram que o grau de contentamento dos moradores da cidade está em 7,9%.

O dicionário descreve felicidade como qualidade ou estado de feliz, ventura, contentamento. Um conceito difícil de definir, um desejo que perseguimos durante toda vida. Muitos a encontram nas coisas mais simples.

Para o torneiro mecânico Carlos Roberto Santana, não adianta procurar a felicidade nas coisas materiais porque quando você perde esse bem, a felicidade também vai embora. Já para o estudante Sérgio do Nascimento Neto, a felicidade está em conviver com as pessoas de que se gosta, fazendo coisas que mais lhe agradam ou ainda estar bem consigo mesmo.

Há pessoas que acham que a felicidade está no dinheiro, numa bela jóia ou num carro importado. Mas apesar da felicidade ser algo tão subjetivo e particular, o nível foi medido por pesquisadores da UFSCar. A pesquisa envolveu 400 famílias. Todas tiveram que indicar o grau de felicidade numa escala de 0 a 10.

Jorge Oishi, coordenador da pesquisa, diz que a felicidade é uma coisa que dá para trabalhar, estudando o caminho que pode facilitar a chegada ao objetivo. O resultado mostrou que o nível médio de felicidade está na casa dos 7,9%. O motivo que mais foi associado pelos entrevistados ao grau de felicidade foi a família, com 36,4%, em seguida vem a saúde com 31,8%, depois a religiosidade com 8,9%, o dinheiro aparece com 4,8% e bens materiais apenas 1%.

O pesquisador explica que uma parte da nossa infelicidade vem de desejos que nós temos e que são um pouco difíceis de ser alcançados. Precisamos então avaliar um pouco mais que desejos são esses e viver dentro da realidade de cada um.

Quem dá uma receita simples para felicidade é a aposentada Albertina Daltri. Para ela ser feliz é não procurar falar o que é felicidade mas sim ser simplesmente feliz.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/