[ mostrar mensagem ]

COMUNICADO

A Universidade de Araraquara - Uniara comunica que o início das aulas para os calouros dos cursos de Graduação Presencial será no dia 02 de março.

Atenciosamente,

Uniara

[ ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

O esporte transforma pessoas

Por: GUSTAVO LARA

17/10/2006

Mais que uma instituição social, a APAE se mostra como um importante instrumento de conscientização para os diversos setores da sociedade. Mostra ao País que o portador de deficiência possui valores e habilidades que o possibilitam de viver em nossa sociedade com igualdade de condições. Raquel Veloso do Nascimento, 26 anos, nasceu com problemas em suas funções motoras e mentais, devido a uma anoxia cerebral. Freqüentou uma escola de ensino especial dos 7 aos 22 anos onde, entre outras atividades, aprendeu a nadar. Em 2002, com uma parceria entre a APAE de Brasília e a Secretaria de Esportes do Município, começou a praticar a natação com o professor Garcia. Isso ajudou em seu desenvolvimento motor e respiratório possibilitando-a participar da Olimpíada Nacional das APAEs. Mesmo encontrando dificuldades para se alfabetizar devido a problemas na sua visão, Raquel encontrou na natação uma forma de superação. Atualmente, além da atividade esportiva ela também desenvolve trabalhos manuais, como a tapeçaria. São habilidades que a APAE proporciona aos portadores de deficiência com o objetivo de especializá-los, possibilitando o ingresso na sociedade. Seus pais, Anaeli da Costa Veloso do Nascimento e Reginaldo Evangelista do Nascimento, dizem ter orgulho de sua filha e a definem com uma simples frase: “uma pessoa muito cativante”.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/