Ageuniara

Teatro do Sesi mostra espetáculos de bonecos animados

Por: MARIANA FERREIRA ROSA

04/09/2006

No Sesi de Araraquara o projeto Mostra SESI de Teatro de Bonecos e Formas Animadas teve início no dia 5 de agosto, com a apresentanção da companhia da Espanha com o espetáculo “Disparatório”; e terminará no dia 7 de outubro com a peça Argentina “Big Bang”.

Quem assistiu ao filme "Quero ser John Malkovich", certamente deve se lembrar da divertida cena de rua protagonizada por John Cusack, na qual ele apresenta um semi-pornográfico espetáculo de marionetes e acaba levando uma esfrega de pais com seus respectivos filhos que passeiam pelo local. Quem deu vida àqueles bonecos talentosamente manipulados foi o americano Phillip Huber, considerado um dos grandes expoentes internacionais da intricada arte de marionetes de fio e comandante da Companhia The Huber Marionettes, um dos cinco grupos internacionais convidados para o festival SESI Bonecos do Mundo e do Brasil, que desde o dia 7 de agosto, se instalou em São Paulo e em mais um punhado de cidades, como Belo Horizonte, Nova Iguaçu, Curitiba, Joinville e Porto Alegre. Algumas das atrações estão sendo mostradas no Sesi de Araraquara.

“A cada semana me encanto mais com cada apresentação da mostra, porque as peças são maravilhosas, e também os bonecos nos demonstram uma nova forma de comunicação para as crianças. Mesmo sem falas elas entendem direitinho o espetáculo”, comenta Álvaro Alves Filho, Orientador de Artes Cênicas do Sesi Araraquara."É maravilhoso ficar imaginando como os bonequinhos se movimentam e o que eles irão fazer em seguida. É facinate!”, conclui Sônia Azevedo Coordenadora dos Núcleos de Artes Cênicas - Sesi/ Fiesp.

Em contraponto a tanta delicadeza de técnicas e detalhes, o Brasil traz o divertido desfile de bonecos gigantes de Olinda, considerada o berço dos bonecos no País. Apresenta multifacetada arte aqui desenvolvida por grupos como Cia. Gente Falante (Circo Minimal); Anima Sonho(Bonecrônicas), ambos do Rio Grande do Sul; Valdeck de Garanhuns (Simão e o Boi Pitadinho); Mestre Zé de Vina; Mestre Zé Lopes; Cordel do Fogo Encantado, os quatro de Pernanbuco; Grupo Sobrevento (Cadê o meu Herói?) e Contadores de Estórias (Em concerto), ambos do Rio de Janeiro; e Cia. Da Tribo (Homem-palco); e Ventoforte (Um Rio que Vem de Longe), ambos de São Paulo.

SERVIÇO

Teatro Popular do Sesi de Araraquara - Avenida Dr. Octaviano de Arruda Campos, 686, Jd. Floridiana. Telefone: (16) 3337-3100.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/