mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Avenida homenageia Seleção Brasileira

Por: PAULA MARINA MONTEIRO

21/06/2006

Em Araraquara (SP), os moradores da Avenida 42, entre as Ruas Três e Tupi, no bairro Santa Angelina, encontraram um jeito diferente da homenagear o Brasil na Copa 2006.

Um mês antes do inicio da Copa eles já se organizaram para saber quem iría fazer a famosa "vaquinha das tintas" que seriam usadas para cobrir a Rua em homenagem à Seleção Brasileira.

Os vizinhos contribuem um pouco e juntos eles compram tinta verde e amarela, para fechar a Rua com desenhos, frases de apoio e bandeiras desenhadas no asfalto.

Exatamente uma semana antes do inicio da Copa, a rua é fechada por dois dias e todos os vizinhos saem para pintar e conversar.

Inicialmente, a idéia foi das crianças, que em Copas passadas já decoravam a Avenida, mas com desenhos com giz branco e pedaços de tijolo.

Em 1998, na Copa que aconteceu na França, ninguém lembra realmente quem teve a idéia, mas quiseram que as crianças ousassem um pouco mais na sua brincadeira.

O mais interessante dessa idéia não é o fato de homenagear o Brasil e sim o de confraternizar os vizinhos, que muitas vezes ficam sem se ver por meses.

Por se tratar de uma Avenida onde a maioria dos moradores vive por mais de 20 anos, todos se conhecem muito bem e isso torna mais fácil ainda essa confraternização.

Os próprios adultos perceberam que quando chegavam à época da Copa os vizinhos, que muitas vezes, já se esqueceram de cumprimentar uns aos outros, se uniam para fazer a vaquinha, distribuir as tintas e pintar a Avenida.

"Desde a Copa de 1998 a convivência que sempre foi ótima melhorou ainda mais entre os vizinhos", diz Francisca Stoppa, moradora da Avenida há mais de 30 anos.

"As crianças que cresceram aqui viram tudo isso acontecer, dificilmente a gente vê as crianças brincando de pega – pega e os vizinhos à noite sentados na calçada batendo papo como ainda se vê por aqui", completa ela.

Outra moradora Priscila Carvalho, que mora na Avenida 42 já faz vinte e dois anos diz que a intenção de tudo isso não é só pintar."É uma desculpa para voltar aos velhos tempos quando as pessoas conversavam com seus vizinhos e que outros lugares, em Araraquara, sigam esse exemplo", finalizou.

Quem apenas passa pela Avenida acha interessante os desenhos, mas para quem vive por ali sabe que a Copa se tornou apenas uma desculpa para reviver uma época que poucos araraquarenses viveram, quando se podia perder um pouco de tempo jogando conversa fora, ao ar livre, sem se preocupar com mais nada.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/