Ageuniara

Território da Arte chega à sua quarta edição em Araraquara

Por: JESSICA LOPES SCHIMIDT

26/04/2006

A Secretaria Municipal de Cultura e FUNDART, de Araraquara (SP) realizam no período de 11 de maio a 14 de junho a quarta edição do projeto Território da Arte,uma oportunidade para artistas e um importante passo cultural para a cidade.

Três lugares estão confirmados para a realização do evento: Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade, Espaço Cultural Paulo Mascia e o Teatro Municipal.

Um dos objetivos do Território é ampliar a visão artística dos cidadãos, transformando qualquer obra em algo significativo para a cidade e seus habitantes.

O estudante de Desenho Industrial da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Augusto Cardoso, desenha e pinta há no mínimo cinco anos e meio e admite que seria uma ótima oportunidade expor alguma de suas obras no Território.

"Os artistas que conseguem isso são extremamente talentosos.Cada obra exposta chega muito perto da perfeição e é assustador. Acho bem interessante saber que existem pessoas capazes de dedicar suas vidas inteiras à arte, e eu quero ser uma dessas pessoas”, diz.

Cardoso afirma que nesse ano não teve a oportunidade de se inscrever devido aos estudos e trabalhos da faculdade. “Mas um dia quero tentar, com certeza. É muito interessante existir um evento na cidade que dê uma chance aos artistas para exibir suas obras.”, conclui.

Artistas de todo o mundo podem se inscrever no evento, apresentando no máximo três obras em qualquer uma das categorias existentes: pintura, escultura, desenho, gravura, projetos e maquetes arquitetônicos, fotografia, objeto, instalação, performance, novas mídias, intervenção urbana.

Nicolina Lopes, professora de Inglês e grande admiradora de Artes, prestigiou todas as edições do evento, desde 2003, e garante que vai estar presente esse ano. “Já fiz um curso de fotografia, e adoro observar o que os artistas conseguem passar por meio de uma simples foto. Acho que ter esse tipo de dom é uma dádiva.”, diz.

“Mas também sou uma grande fã de desenhos e pintura. Acredito que todas as obras, mesmo as mais difíceis de serem compreendidas, têm uma história para contar. A emoção, o sentimento que os artistas investem nelas é muito claro para mim”, conta.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/