mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Diocese de São Carlos terá novo Bispo

Por: ELAINE VARANDA

22/05/2006

Após dez anos no comando da Diocese de São Carlos (SP), Dom Joviano de Lima Júnior, foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto (SP) onde será empossado no dia 03 de junho, assumindo o lugar de Dom Arnaldo Ribeiro.

Há mais de um ano, quando completou 75 anos, Dom Arnaldo enviou uma carta ao então Papa João Paulo II comunicando sua renúncia ao cargo, conforme lhe permite o Direito Canônico, e somente agora, já com o atual Papa Bento XVI foi anunciado o nome do novo Arcebispo.

Durante esses dez anos, na Diocese de São Carlos, Dom Joviano faz um balanço positivo desse período, afirmando sempre ter contado com a boa participação de todos os padres, diáconos e também dos líderes de comunidades e ressalta ainda que “conseguimos fazer uma igreja mais unida e também estivemos atentos aos grandes desafios da evangelização”, afirma ele.

Outro ponto de grande importância ressaltado pelo Bispo, é a realização de diversos congressos oferecidos para toda diocese, como o Vocacional, Missionário, Catequético e da Família.Alguns já foram realizados, outros ocorrerão durante este ano, mas a grande expectativa é para o ano de 2008, onde acontecerá o 3º Congresso Eucarístico Diocesano.“Então foram anos de muitas atividades, muita presença e colaboração”, conclui.

É incerto ainda quem assumirá o lugar de Dom Joviano,na Diocese de São Carlos, pois o procedimento acontece através do colégio de consultores que é formado por sete padres, onde eles irão eleger um padre que irá receber o título de Administrador Diocesano até a chegada do novo Bispo.

Não se tem uma data exata de quando isso ocorrerá, pois poderá ser Bispo de alguma Diocese, onde será transferido para São Carlos, mas também poderá ser um padre chamado a Episcopar.

Se a escolha for de um padre, o procedimento será mais longo, pois o mesmo terá três meses para preparar-se para a Ordenação e posteriormente mais dois meses para chegar à Diocese.

Todas as pessoas das inúmeras comunidades que fazem parte da Diocese lamentam a saída de Dom Joviano, mas reconhecem seu merecimento.“Ele sempre conduziu de maneira exemplar as suas ovelhas, vai nos deixar muitas saudades, mas outras pessoas necessitam de suas palavras de bom pastor”, ressalta Iracema Peruzzi, ex-ministra da eucaristia.

Os padres também lamentam sua partida, mas afirmam que a nomeação de Dom Joviano não surpreendeu, pois ele o fez por merecer. O padre Carlos Alberto Giacone, pároco da Igreja de Santo Antonio, na cidade de Ibaté, que pertence à Diocese de São Carlos, diz que agradece a Dom Joviano, pois foi com seu apoio e dedicação que conseguiu transformar a "Quase Paróquia" de Santo Antonio em Paróquia. "A comunidade agradece pela maneira carinhosa como ele zelou por nossa cidade", comenta o padre Carlos

.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/