Ageuniara

Atividade física regular traz benefícios à saúde

Por: ANDRE LUIZ LOURENÇO

28/03/2006

A prática de atividade física sem orientações profissionais realizada pelos chamados atletas sedentários pode acarretar problemas sérios ao organismo, fazendo com que não suporte o esforço e entre em colapso.

De acordo com alguns proprietários academias de Araraquara, apenas 60% dos frequentadores acabam realizando um trabalho físico controlado e permanente, dentro dos limites do organismo.

Com a chegada do verão, e principalmente nos períodos de férias, muitos jovens e adolescentes sedentários passam a freqüentar salas de musculação sem nenhum acompanhamento profissional, e principalmente, sem realizar alguma avaliação física.

Segundo Paula Cristina Rocha, professora de Educação Física, o excesso de esforço, não só na musculação, mas em outros esportes, poderá produzir a chamada “Síndrome de Estresse ao Treinamento", capaz de acarretar diversos efeitos colaterais como insônia, cansaço excessivo, falta de apetite, dores musculares e, em alguns casos extremos, lesões nas estruturas articulares e musculares.

Pesquisas já comprovaram que a prática de algum exercício físico traz grandes melhorias e contribuições para a saúde. Quando praticado regularmente, traz ao indivíduo sensações de prazer, ajudando principalmente no controle do estresse físico e mental.

“Para um iniciante, o ideal seria começar com duas a três vezes semanais, fazendo um trabalho de adaptação. Para quem já pratica atividade física, pode ser realizado um trabalho diário, respeitando os limites do corpo”, ressalta Rocha.

A prática de qualquer exercício deve ter como alvo a saúde como um todo, o equilíbrio orgânico e emocional. Para a professora Paula, o resultado estético será atingido como conseqüência desse equilíbrio, não devendo, portanto, existir pressa em obter resultados .

Acima de tudo, deve estar a atenção aos limites do corpo, à alimentação, e uma disciplina regrada por profissionais especializados, conhecedores de programas que estimularão fisicamente o atleta, provocando a reação orgânica para obtenção de resultados desejados.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/