Ageuniara

Vestibulandos perdem vagas em universidades por falta de atenção

Por: PAULO ROGÉRIO NOGUEIRA

28/03/2006

Depois de mais de um mês da divulgação do resultado dos vestibulares das principais universidades públicas, ainda há vagas em todas elas. Pode ser difícil de acreditar, mas segundo as universidades, um dos motivos por isso acontecer é que depois de duas ou três chamadas, os vestibulandos desistem da checagem das listas e acaba sobrando muitas vagas.

A USP, por exemplo, tinha três chamadas oficiais do vestibular, mas neste ano serão cinco chamadas. A última lista foi marcada para o dia 31 de março e matricula prevista para o dia 3 de abril.

Segundo o coordenador do vestibular em São Carlos, Paulo Seleguim Junior, se mesmo assim as vagas não forem preenchidas, a USP abrirá as vagas remanescentes para alunos da própria Universidade. Por exemplo, um estudante prestou engenharia elétrica, mas passou em engenharia química, se tiver vaga disponível ele poderá se transferir. Paulo Seleguim esclarece que as três primeiras chamadas são feitas a partir do vestibular e as duas últimas a partir de uma lista de interesse, com base nas demais opções do vestibulando, por ocasião da inscrição no vestibular.

A UFScar possui três chamadas do vestibular e mais uma lista adicional. Até o final do mês, a universidade fechará o quadro de alunos. Cristina Ferraz, coordenadora de vestibular da UFScar, conta que é preciso ficar atento a todas as chamadas. previstas no manual do candidato. Lá aparecem com clareza as datas de matrícula, manifestação de interesse, confirmação de matrícula, enfim, o vestibulando tem que pegar o manual e seguir à risca o calendário. A recomendação vale para as outras instituições públicas de ensino.

Natália Cristina de Moraes Rozzo Mesquita foi uma vestibulanda que ficou de olho nas listas de chamada. Ela classificou-se em 112º lugar na lista de espera, ficou triste por não passar na primeira chamada mas não desistiu. Fez a reserva e conseguiu entrar no curso de Física da UFSCar, que oferecia 50 vagas, disputadas por 9,4 candidatos para cada uma.

A UNESP tem uma única chamada oficial. No caso de vagas não preenchidas, cada unidade fica responsável pela convocação de acordo com a necessidade e com o número de vagas. Nas unidades de Araraquara e Jaboticabal todas as vagas já foram preenchidas.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/