Ageuniara

Coxinha famosa movimenta economia em pequeno distrito

Por: PEDRO LUIZ SANTANA

14/03/2006

A famosa coxinha de Bueno de Andrade está modificando a economia do pequeno distrito de Araraquara. Comerciantes da cidade, atraídos pelo movimento do bar do seu Freitas, estão investindo em novos empreendimentos.

O bar do seu Freitas é quase centenário. Lá os consumidores encontram de tudo um pouco, desde a tradicional cerveja gelada, até pipas. Mas o que mais atrai a clientela está dentro da estufa, no balcão. Quem prova a famosa coxinha, jamais esquece o sabor.

Dona Sônia conta que há 15 anos ela aprendeu a fazer o salgado, que até então, passava despercebido na mercearia. Mas no ano de 2001, tudo mudou. O tão comum salgado saiu do anonimato para a fama, isso depois que o escritor Araraquarense Inácio de Loyola Brandão descreveu a iguaria, em uma crônica publicada no jornal "O Estado de São Paulo", como "saborosa massa de batata....crocante..., recheio generoso, frango em quantidade e bem desfiado”.

Dona Sônia revela com prazer que o salgado mexeu com a economia do distrito. O casal quase não dá conta das encomendas. Durante a semana chegam a vender quinhentas coxinhas por dia, a R$ 1,50 cada. Nos finais de semana e feriados, o volume dobra.

O salgado também incentivou novos negócios no distrito. Seu Reginaldo viu uma boa oportunidade de aumentar a renda familiar e montou uma barraca para vender caldo de cana, próximo à mercearia. Segundo seu Reginaldo, nada melhor do que a garapa para acompanhar a coxinha.

Dona Sonia pretende ampliar o estabelecimento. Atualmente conta com cinco funcionários e nos próximos meses fará novas contratações. Quando questionada sobre o sucesso do salgado, diz que ficou feliz em poder gerar empregos e também por ver Bueno de Andrade conhecida no mundo.

Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/