Ageuniara

SESC realiza terceira edição do Vídeo Festival

Por: ANALICE GASPAR GARCIA

15/09/2005

O SESC de São Carlos(SP) realiza, durante o mês de novembro, a terceira edição do Vídeo Festival, uma mostra competitiva na área do audiovisual aberta para interessados de qualquer região do país.

O evento é realizado pelo SESC da cidade e conta com a colaboração do departamento de artes e Cultura da prefeitura municipal da cidade, da Fundação Pró-Memória, da Em Cena produções e da EPTV.

O festival tem como objetivo levar ao público, através da criação de canais alternativos de exibições cinematográficas, uma mostra significativa do material audiovisual desenvolvido no âmbito regional e nacional.

Para isso, o festival busca estabelecer um pólo de produção audiovisual na cidade, que proporcione ao público, habituado as produções hollywoodianas, o alcance de uma cinematografia pioneira e de qualidade.

De acordo com Márcia Helena Luchiari Beltrami, uma das organizadoras do evento, a primeira edição da mostra foi uma iniciativa de realizadores da cidade, e o SESC apenas colaborou com a idéia, a partir da segunda edição é que a organização passou a ser inteiramente realizada pelo SESC de São Carlos.

O Vídeo Festival é dividido nas categorias de ficção, documentário, videoclipe e animação e todos os vídeo devem ser apresentados com duração inferior ou igual a 20 minutos.

Para participar do festival os materiais devem ter sido produzidos ou concluídos entre 2004 e 2005 e podem ser enviados em qualquer formato até o dia 30 de setembro, último dia de inscrição.

Os vídeos selecionados, dentre cada categoria, serão exibidos, ao público, durante todo o mês de novembro em locais espalhados pela cidade, como centros comunitários, praças, escolas, no próprio SESC e no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC).

Uma comissão de seleção, criada pela organização do festival e constituída por profissionais da área, como críticos, jornalistas, atores e produtores, poderá escolher até cinco vídeos de cada categoria como finalistas.

A comissão de premiação, que constitui o Júri Oficial, tem a tarefa de escolher os vencedores de cada gênero. Ao público, caberá eleger, por meio de votação durante a exibição dos filmes, o melhor vídeo do festival que vai receber o prêmio "Cidade de São Carlos".

A solenidade, aberta e gratuita para o público, está marcada para o dia 26 de novembro no Teatro do SESC com a entrega dos troféus aos vencedores, e contará com a presença da comissão de organização e de seleção do festival e dos finalistas do concurso.

A organizadora do evento, Marcia Helena, afirmou ainda que até o momento cerca de 50 vídeos foram enviados para o SESC, e que esse número deve aumentar na última semana de inscrição.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/