mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Araraquara lança ferramenta para políticas públicas

Por: FERNANDO HENRIQUE MARTINS DA SILVA

24/06/2005

Araraquara (SP) lançou, no início do mês, uma ferramenta para implementação de políticas públicas e ações educativas. O projeto, chamado Aura (Atlas Ambiental Urbano do Município de Araraquara) teve seu lançamento na Biblioteca Municipal "Mário de Andrade", pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Luiz Antônio Nigro Falcoski.

O Aura conterá informações, inclusive mapas e descrições que ofereçam um diagnóstico sócio-econômico e ambiental do município. Além disso, contará com referências do patrimônio histórico cultural da cidade.

O Atlas terá, por exemplo, mapas da hidrografia, da declividade do município e carta imagem de Araraquara, cada qual com textos e tabelas explicativas.

Todo o levantamento de dados sobre o município de Araraquara resultou em um sistema de informações da dinâmica ambiental da cidade, como suporte para a elaboração de políticas públicas urbanas e ambientais fundamentadas no conceito de cidade socialmente justa e sustentável, visando uma melhor qualidade de vida.

O Aura vem sendo desenvolvido por meio de um convênio da prefeitura com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).Ele será distribuído em formato de CD-Rom para ser utilizado no programa de formação e capacitação de educadores ambientais e crianças de 7 a 14 anos da rede escolar, uma parceria das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Educação.

Para Falcoski, o projeto ajudará no conhecimento da cidade pela grande quantidade de informações reunidas e pela facilidade de acessá-las.

Confiantes no sucesso do projeto, o Aura, foi inscrito para concorrer à premiação das Melhores Práticas de Políticas Públicas da Fundação Ford e Fundação Getúlio Vargas.

Neste momento, o grupo do Aura busca recursos para a confecção do material. O Atlas começou a ser desenvolvido pelo governo municipal em 2002 e está em fase de conclusão.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/