Ageuniara

Filas em banco terão tempo limitado em Araraquara

Por: ALINE PAULA DA SILVA

23/03/2005

Uma nova lei, recentemente implantada, em Araraquara(SP), compromete o atendimento nas agências bancárias. A lei municipal de autoria do vereador Carlos Nascimento ( PT), de nº 6.188 regulamentada, em 10 de dezembro de 2004, abordou que, a partir da data da regulamentação, os bancos terão 90 dias para se adaptarem às condições impostas pala legislação.

Com base na nova lei que entrou em vigor no dia 10 de março de 2005, o limite de tempo de espera nas filas dos bancos é de 15 minutos nos dias normais e 30 nos dias de movimento maior, como em vésperas de feriados.

A lei determina também que as agências instalem chancelas na entrada, para fornecer um ticket impresso com o horário de chegada e o horário de atendimento, o qual possa comprovar o tempo de espera na fila. A não instalação do equipamento, significa descumprimento da lei, sendo passível de advertência e posteriormente multa.

O Centro de Orientação e Defesa do Consumidor e Mutuários de Araraquara ( CODECOM ), já esta fiscalizando as agências bancárias da cidade para o cumprimento da lei. A multa estabelecida para cada autuação é equivalente a R$ 1.300,00 e, em casos de reincidência, a lei prevê a suspensão das atividades com a cassação do alvará.

"Não é a nossa intenção decretar guerra aos bancos, mas fazer com que a lei seja cumprida", diz Washington Pereira Coutinho, gerente do CODECOM.

Devido a nova lei, as agências bancárias terão que contratar mais funcionários e também especializar os que já tem, a fim de agilizar o atendimento ao público.

Caso os bancos não cumpram a lei, as denúncias também poderão ser feitas pelo próprio público na sede do CODECOM, que está localizado na rua Duque de Caxias, nº 277.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/