Ageuniara

Diminui o número de doadores de sangue

Por: ZILLENE TONIONNE GUIMARAES

25/11/2004

Talvez um dos grandes problemas da hemodiálise pudesse ser resolvida sem grandes complicações, basta que comecemos a doar sangue.

As doações diminuem a cada dia, e com isso os bancos de sangue intensificam cada dia mais as campanhas para o aumento das doações.

Os maiores incentivadores são os pacientes da hemodiálise. Bruna (que preferiu não revelar seu sobrenome) afirma que a tensão no momento da hemodiálise é grande. “Sempre me preocupo, morro de medo de não ter meu tipo de sangue”.

Mas as pessoas que tem consciência e doam sangue são a grande esperança para não faltar sangue.Diana Luzia da Silva doa sangue duas vezes por ano. “Doar sangue é um ato de humanidade”,diz.

A grande preocupação dos enfermeiros que colhem sangue são as respostas dos doadores, já que esses passam por um questionário que tem que responder com perguntas sobre a vida sexual e os parceiros. “Algumas vezes os doadores mentem por medo de se expor, eles chegam a achar que suas respostas iram chegar até outras pessoas”,comenta o enfermeiro Antonio Carlos.

As respostas são confidenciais e para confirmar as respostas são feitos inúmeros exames antes do sangue colhido ser levado para o banco.

Antonio Carlos explica que quase todo mundo pode doar."Podem doar as pessoas maiores de dezoito anos e menores de sessenta e cinco, que pesam mais de quarenta e cinco quilos, e que não possuam doenças que ficam no sangue como hepatite sífilis e aids, e que não estejam tomando”, informa.

As pessoas que doam recebem os resultados de exames como HIV, sífilis, chagas hepatite B e C HTLV entre outros, em no máximo dez dias.

Em Araraquara(SP) as pessoas podem doar sangue na Rua Expedicionária do Brasil 1621.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/