Ageuniara

DER reavalia velocidade em barragens

Por: KELLY LEONORA PIOTTO

23/11/2004

O Departamento de Estrada de Rodagens ( DER), através de seu diretor regional, Raul Cardoso, diz que a polêmica criada em torno dos radares instalados nas barragens de Ibitinga(SP) e Bariri(SP), está relacionada a velocidade, considerada muito baixa pelos motoristas. A informação é do jornal Candeia de Bariri.

"São Paulo está fazendo uma reavaliação dessa velocidade. Se os técnicos chegarem à conclusão que é melhor, ela permanecerá em 40 Km/h. Se o reestudo avaliar que deve aumentar, ela será modificada", declarou ele, em entrevista ao jornal.

Cardoso ressaltou que os radares instalados nas barragens foi uma solicitação da concessionária da hidrelétrica. “Foi a AES, empresa que cuida das barragens, que solicitou, depois da ocorrência de dois acidentes na barragem de Bariri, provocados pelo excesso de velocidade", declarou ao jornal.

Segundo o jornal, na solicitação, a AES, segundo o diretor, alegou que acidentes sobre as barragens poderiam comprometer o equipamento da empresa e seus funcionários que, constantemente, trabalham em manutenção.

Ele explica que a velocidade era restrita a 60Km/h. "O radar foi calibrado para 40 Km/h mais uma margem de erro de 7%. A barragem não é uma ponte, é uma estrutura maciça e a área é de segurança nacional.É preventivo avisa".

A preocupação do DER, de acordo com o diretor, é com a vida dos usuários da rodovia.“Nós nos preocupamos como o excesso de velocidade porque ele pode gerar acidentes graves. A multa não é nada se compararmos com a saúde e as vidas",diz

Segundo Cardoso, ss excessos existem, e geralmente com veículos de carga, pesados e que geram mortes e feridos graves. “Os dois acidentes ocorridos na barragem de Bariri foram com veículos de carga", informou ao jornal.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/