mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Idosos de São Carlos não conseguem transporte gratuito

Por: ISRAEL MARCONDES CESAR

19/11/2004

Idosos com mais de 60 anos ainda não têm acesso livre nos ônibus urbanos em São Carlos(SP). O direito foi assegurado pela lei que disciplina o serviço, mas até agora, a carteirinha de identificação que garante o passe livre não foi entregue pela empresa responsável pelo serviço.

A lei que garantiu o passe livre às pessoas com mais de 60 anos, em São Carlos, está valendo desde a metade do ano, quando foi aprovada a mudança no transporte urbano e uma nova empresa começou a operar o sistema. A lei é um avanço e amplia um benefício já garantido por uma lei federal.

Em todo o país o acesso nos ônibus urbanos é livre para as pessoas com mais de 65 anos, bastando apenas apresentar a carteira de identidade.

O artigo 14 da lei número 13.033 estabelece ainda aos deficientes o passe gratuito, dois lugares reservados na frente do ônibus e o acesso pela porta dianteira, mas até agora a lei não saiu do papel, porque a concessionária ainda não entregou as carteirinhas para os idosos que se cadastraram.

É o caso da dona de casa Ruth Brito Pacheco, de 64 anos. Ela procurou a empresa, em agosto, para fazer o cadastro e foi informada que o documento ficaria pronto em setembro.

Depois disso, ela foi mais duas vezes até a empresa e por duas vezes a entrega do documento foi adiada. De acordo com ela, a promessa é de que o documento só vai ficar pronto no fim de novembro.

Dona Ruth usa o transporte para ir até o centro fazer compras e pagar contas, já tentou entrar no ônibus apresentando o RG, mas foi barrada.

A empresa alega que o atraso na expedição da carteirinha dos idosos acontece por problemas com a empresa contratada para esse fim.

A assessoria de imprensa da secretaria municipal de obras , informou que a lei tem que ser cumprida, independente dos problemas com a confecção do documento.

De acordo com a diretora do departamento de trânsito e transporte da prefeitura, Sandra Ichikawa, a empresa deveria ter adotado o RG como documento de identificação das pessoas que têm direito ao benefício.

Na teoria a lei do passe livre para pessoas idosas existe, mas na prática isso não acontece. Uma realidade que está deixando muitos idosos "na mão".



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/