Ageuniara

USP de São Carlos desenvolve filtro natural

Por: ISRAEL MARCONDES CESAR

11/11/2004

Um sistema pioneiro de captação de água desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos( SP), foi implantado em Corumbataí(SP).

O sistema de filtração é composto por três tanques de água. A água captada nas minas chega até o primeiro onde é filtrada de cima para baixo, por três camadas de pedregulho grosso.

Na segunda etapa o processo é invertido, a água passa a ser filtrada de baixo para cima e o último tanque é o maior e mais profundo. Nele a filtração é feita de forma mais lenta com a utilização de areia fina.

O novo sistema dispensa a aplicação de vários produtos químicos na água antes de ser bombeada para o reservatório, a água recebe somente cloro.

Segundo Roberto Teixeira que é o químico responsável, o novo sistema de filtragem dispensa muitos produtos que antes eram utilizados. A água é pura e sem química.

A obra custou R$ 250 mil reais e foi feita com a ajuda do governo federal. O funcionamento começou há dois meses em substituição ao antigo filtro que já estava ultrapassado.

"Os filtros pequenos não eram suficientes para fazer a limpeza da água. A partir daí surgiu a parceria com o Departamento de Hidráulica da USP São Carlos, que desenvolveu o filtro biológico, que chega ser até 30% mais barato que o tratamento convencional que geralmente passa por decantação, recebe produtos químicos, para ser distribuída a população", afirma o diretor, engenheiro Jeferson Fernandes.

A pesquisa foi iniciada pelo professor Luiz Di Bernardo em 1983, que observou a redução de gastos em países da América do Sul, como a Colômbia, por exemplo.

Apesar dos benefícios, ele alerta que o método não pode ser aplicado em qualquer ponto de captação de água.

"Apenas as águas retidas de minas é que podem ser utilizadas por esse processo, é que as águas dos rios geralmente recebem esgoto das cidades e indústrias que só poderiam ser tratadas com auxilio de produtos químicos", afirma o professor.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/