mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Orkut é a nova mania na Internet

Por: NICOLAS LIMA BERTATE

15/10/2004

>p>Em funcionamento, há sete meses, o Orkut, um site de relacionamentos restrito a convidados, é um serviço norte-americano oferecido pelo Google (site de buscas). >p>A palavra Orkut vem do nome do internauta americano e funcionário do Google, que criou o novo ambiente, Orkut BüyükköK.

Para fazer parte deste site, é preciso receber o convite de alguém que já é membro, após isso, é necessário preencher um extenso formulário, em inglês, fornecendo dados pessoais, como nome, e-mail, gosto por animais, opções por fumo, bebidas, qual o tipo de comida preferida, músicas, livros, além de anexar uma foto a essas informações, para a composição de um perfil público.

As pessoas cadastradas são encontradas nesta rede, de duas formas, através de seu perfil ou através de identificação por foto,na relação de amigos favoritos de usuários mais antigos, o que possibilita a formação de uma rede de amigos.

Em apenas sete meses no ar, 800.000 internautas estão cadastrados em todo o mundo, entre os quais, 55% são jovens entre 18 e 25 anos. Desses usuários, 88% estão à procura de amigos, 57% são brasileiros e 13% são americanos.

“O Orkut é uma forma de me auxiliar em pesquisas para trabalhos da faculdade, onde posso pedir opiniões para outros usuários. A parte mais interessante é a possibilidade de reunir amigos que não tinha contato há tempos, reavivando a amizade e criando outras.É uma oportunidade de aumentar meu círculo de amizades”, conta a usuária assídua do Orkut, Daiana Benedicto.

Uma forma de interagir no Orkut é através de comunidades, que são listas de discussões sobre assuntos variados, que podem ir desde sua profissão, antigas amizades do colégio, faculdade, além de assuntos políticos, uma das áreas de interesse mais procuradas. >p>Devido ao grande número de usuários brasileiros, o interesse em criar comunidades que defendam ou critiquem determinados partidos políticos, cresceu nos últimos meses, devido às eleições para prefeito e vereadores.

Várias comunidades criadas são exclusivas a alguns políticos, como George W. Bush, presidente dos EUA, que encabeça várias listas de discussões, com críticas, outras que o glorificam. Além de Comunidades que juram amor a Che Guevara, outras que odeiam o PT (Partido dos Trabalhadores), apoio ao Greenpeace do Brasil, há quem apóie ou critique o MST (Movimento dos Sem Terra), e até sobre Política e Governo, criadas para a discussão sobre os governantes brasileiros, ações governamentais, cidadania e ética.

Estas comunidades podem ajudar os partidos a divulgar seus interesses, seus planos de ações e fazer com que os usuários se tornem adeptos a esses partidos, desabrochando o interesse pela política.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/