Ageuniara

Cinemas de Araraquara seguem tendências nacionais

Por: MARIA LUIZA TREVISAN CESTARI

14/10/2004

O cinema brasileiro intensificou a produção nos últimos anos e em 2004 vários lançamentos marcaram o circuito de filmes.“Cazuza, o tempo não pára” e “Olga” são alguns exemplos de produções nacionais que alcançaram bilheterias expressivas nos cinemas brasileiros e em Araraquara (SP) não foi diferente.

De acordo com Flávia Venanze de Nóbile, gerente dos cinemas Moviecom Jaraguá, que possui quatro salas de exibição, o filme “Olga” teve cerca de cinco mil espectadores nas salas do cinema nas quatro semanas em que foi exibido.

Apesar disso, Flávia afirma que o público ainda prefere as produções estrangeiras. “Os filmes brasileiros melhoram muito, mas ainda existe um certo preconceito do público em relação às produções nacionais”, conclui Flávia.

Para o frequentador de cinema, Marcos Cezar Alves da Silva, 31 anos, a identificação com o cinema nacional é maior devido à aproximação com as histórias, apesar de concordar que a qualidade dos filmes estrangeiros seja melhor.

“Assisti ao documentário `Fahrenheit 11/9´ e achei muito parcial, já `Olga´ era o que eu esperava”, explica Silva.

O prazo de exibição dos filmes varia entre duas e três semanas. Segundo Flávia, o filme nacional “A dona da história” que está em exibição pela segunda semana deve sair do circuito nesta quinta-feira, enquanto o estrangeiro “Um show de vizinha” sai de exibição depois de três semanas.

“Alguns filmes são exceção, como “Garfield” e ficam mais de um mês e meio sendo exibidos”, finaliza Flávia.

Segundo informações do site “Filme B” ( www.filmeb.com.br) os filmes “Cazuza, o tempo não pára” e “Olga” estão na nona e décima colocação, respectivamente, dos dez filmes com maiores bilheterias em todo Brasil em 2004. “Cazuza” alcançou mais de três milhões de espectadores, enquanto “Olga” está próximo deste número.

O campeão de bilheteria no Brasil é o filme norte-americano “Homem-Aranha 2”, visto até o final de setembro, por mais de sete milhões de brasileiros, de acordo com informações do site “Filme B”, que é utilizado como referência para medir o sucesso dos filmes exibidos nas salas de cinema do Brasil.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/