Ageuniara

Centro hípico oferece tratamento para portadores de deficiência

Por: CLAUDIA DE CASSIA BARBOSA

06/06/2004

A equoterapia, tratamento feito com ajuda de cavalos, passou a ser oferecida gratuitamente em São Carlos(SP).

O Centro hípico Damha, iniciou as atividades de equoterapia há pouco mais de 2 meses, o projeto é uma parceira entre a empresa, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e a Secretaria Municipal de Saúde.

As sessões de equoterapia são ministradas pela fisioterapeuta Nanci Affini, que há 16 anos trabalha com essa técnica, com objetivo exclusivamente social, ao todo são 12 vagas.

A equoterapia é uma alternativa terapêutica baseada na interação homem e cavalo e utilizada como apoio no tratamento de deficientes, destacando as crianças.

O cavalo é o animal com o andar que mais se aproxima do ser humano, o deslocamento do quadril é idêntico, sobre o cavalo o portador de deficiência motora faz movimentos que não consegue espontaneamente ao andar.

"Sobre o cavalo ocorre uma atividade alternada de equilíbrio e desequilíbrio, ou seja, movimentos constantes", diz a fisioterapeuta.

Ainda de acordo com Nanci numa sessão de 30 minutos, acontecem oscilações que os especialistas consideram ideais para aumentar a tonicidade muscular de pernas, braços e coluna cervical e dorsal.

"O acúmulo dessas experiências, em 3 ou 4 meses, deve gerar resultados perceptíveis até para quem não é profissional da área", afirma.

Apesar do pouco tempo de trabalho, é possível notar benefícios e reações positivas sem precedentes para os pacientes.

Thainá é uma das pacientes do centro, aos dois anos de idade teve a perda de seus movimentos através de uma paralisia infantil. "Eu havia perdido as esperanças, mesmo correndo atrás de tratamentos e respostas, era uma pessoa desacreditada da vida", relata Silvia Ferrarini, mãe de Thainá.

Silvia afirma que depois de iniciado o tratamento tem notado melhoras significativas em sua filha, hoje com três anos de idade.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/