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Codecom recebe reclamações de serviços essenciais

Por: PATRICIA MENEZES FERREIRA POMBO

24/05/2004

Os serviços como água, energia elétrica e telefone costumar trazer transtornos aos consumidores. A situação mais comum ocorre com consumidores que têm a água ou a luz cortada sem estar devendo.

Os consumidores que se sentem lesados por esse ou outros problemas podem recorrer ao Centro de Orientação e Defesa do Consumidor e do Mutuário(Codecom).

Washington Coutinho Pereira, gerente do Codecom de Araraquara (SP), explica que os maiores problemas com a telefonia referem-se à telefonia celular. "O consumidor acaba comprando o aparelho móvel e não consegue fazer ou receber ligações".

Coutinho diz que são raras as reclamações de água, mas grande parte está relacionada a problemas no relógio ou problemas com o pagamento.

Já as reclamações de energia elétrica ocorrem com consumidores que têm o serviço cortado indevidamente, já que a CPFL não permite o parcelamento de contas atrasadas.

"O problema é que os chamados serviços essenciais não podem ser interrompidos da forma como são, por isso, o Codecom entrou com uma ação civil pública contra a CPFL, pedindo a criação de um fundo social, assim como já existe com o DAAE", informa Coutinho.Somente neste ano o Codecom atendeu cerca de 800 processos e 2660 no ano passado.



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