[ mostrar mensagem ]
Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)
Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.
Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.
[ ocultar ]
As estradas rurais de Araraquara(SP) abrigam, emergencialmente, o entulho produzido pela cidade. Araraquara produz todo dia, cerca de 450 toneladas desse material que não tem destinação apropriada.
Uma das alternativas utilizadas pela prefeitura para contornar o problema é colocar o entulho em estradas rurais, o que deixa motoristas insatisfeitos e preocupados.
Segundo o agricultor Marcelo Oyafuso, houve um bom trabalho no primeiro ano, quando foi implementado o depósito em estradas. A prefeitura distribuía o entulho em camadas e depois protegia a parte superior com material argiloso
A partir do segundo ano não houve essa proteção. "Está uma calamidade", exclama Oyafuso. "Pneu furado e até destruído é normal", completa.
Segundo o produtor agrícola Roger Barbola, a prefeitura colocou um quilometro de entulho na estrada que dá acesso ao bairro rural Cabeceira do boi.
"A gente tem que ficar desviando de ferro, prego, arame. O meu caminhão já furou o pneu três vezes neste lugar", diz Barbola.
Segundo Valter Ricardo Léo Rozato, engenheiro da Secretaria de Obras, a prefeitura não está mais colocando o entulho em estradas vicinais.
Atualmente a prefeitura deposita o material em valas especiais, escavadas no Pinheirinho. Para maior segurança, os locais das valas são designados pela Secretaria do Meio Ambiente.
Em razão da seriedade do problema, a prefeitura constituiu comissão para estudar solução definitiva para o problema do entulho.
Wellington Cyro de Almeida Leite, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (DAAE), é um dos componentes da comissão. Segundo ele já há uma reunião agendada com Empresa de Consultoria especializada no assunto.
Há cidades, como é o caso de Piracicaba(SP), que já fazem o tratamento e reaproveitamento do entulho.
Para Cyro, a moagem e seleção do material demanda investimento elevado. "Não podemos ficar com material de valor elevado estocado. É de fundamental importância a assessoria de empresa especializada no assunto", conclui.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI