Ageuniara

Agricultores reclamam de entulho em estradas

Por: EDGAR SANTA ROSA ESTEVES

19/05/2004

As estradas rurais de Araraquara(SP) abrigam, emergencialmente, o entulho produzido pela cidade. Araraquara produz todo dia, cerca de 450 toneladas desse material que não tem destinação apropriada.

Uma das alternativas utilizadas pela prefeitura para contornar o problema é colocar o entulho em estradas rurais, o que deixa motoristas insatisfeitos e preocupados.

Segundo o agricultor Marcelo Oyafuso, houve um bom trabalho no primeiro ano, quando foi implementado o depósito em estradas. A prefeitura distribuía o entulho em camadas e depois protegia a parte superior com material argiloso

A partir do segundo ano não houve essa proteção. "Está uma calamidade", exclama Oyafuso. "Pneu furado e até destruído é normal", completa.

Segundo o produtor agrícola Roger Barbola, a prefeitura colocou um quilometro de entulho na estrada que dá acesso ao bairro rural Cabeceira do boi.

"A gente tem que ficar desviando de ferro, prego, arame. O meu caminhão já furou o pneu três vezes neste lugar", diz Barbola.

Segundo Valter Ricardo Léo Rozato, engenheiro da Secretaria de Obras, a prefeitura não está mais colocando o entulho em estradas vicinais.

Atualmente a prefeitura deposita o material em valas especiais, escavadas no Pinheirinho. Para maior segurança, os locais das valas são designados pela Secretaria do Meio Ambiente.

Em razão da seriedade do problema, a prefeitura constituiu comissão para estudar solução definitiva para o problema do entulho.

Wellington Cyro de Almeida Leite, do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (DAAE), é um dos componentes da comissão. Segundo ele já há uma reunião agendada com Empresa de Consultoria especializada no assunto.

Há cidades, como é o caso de Piracicaba(SP), que já fazem o tratamento e reaproveitamento do entulho.

Para Cyro, a moagem e seleção do material demanda investimento elevado. "Não podemos ficar com material de valor elevado estocado. É de fundamental importância a assessoria de empresa especializada no assunto", conclui.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/