Ageuniara

Araraquara é referência regional no tratamento de câncer

Por: VALESCA CRISTINA MENDONCA

19/02/2004

As incidências de câncer na região de Araraquara(SP) ainda são altas. Mais de 3.000 casos por ano são descobertos na região, com índices de 1.000 óbitos por ano, para uma população de 800.000.00 pessoas residentes na região e na cidade.Em Araraquara são 360 mortes por ano.

Os números são do médico Oncologista Dr. Leonardo A. Cunha."Se o câncer for detectado no início e com o tratamento correto o paciente tem mais chances de ser curado", diz.

Segundo ele, o câncer tem tratamento se identificado no início, pois tem quatro estágios para tratamento: Radioterapia , Quimioterapia, Cirurgia e tratamento com medicamentos que são os mais eficazes.

"Em crianças, o tipo de câncer mais comum é a leucemia e doenças no sangue, além de tumores infantis.Nos homens, em primeiro lugar está o câncer de próstata, em segundo lugar está o câncer de pulmão, em terceiro está o câncer no aparelho Digestivo e em quarto e último lugar o câncer de pele", informa Cunha.

De acordo com ele todos os exames têm que ser preventivos, principalmente se já houver casos na família, pelo menos de seis em seis meses.

"Araraquara é Centro de referência no tratamento de câncer para 26 cidades da região", garante o médico. Somente as crianças são encaminhadas e tratadas fora da cidade, mas para homens e mulheres já existe toda uma assistência médica que poderá ser feita pelo CORA (Centro de Oncologia da Região de Araraquara).

"Quando o câncer é localizado no início há maiores chances de se curar se o paciente fizer todo o tratamento direito e se bem tratado poderá ser curado", ressalta o médico.

Os homens devem fazer o Exame de próstata a partir dos 40 anos. E as mulheres o exame papanicolau é obrigatório depois dos 30 anos e a Mamografia depois dos 40 anos ou 50 anos, além do auto-exame que a mulher pode estar fazendo sempre, em qualquer idade, após a primeira menstruação.

"Nas mulheresos casos que mais ocorrem na cidade são em primeiro lugar o câncer de mama, depois o de útero e em terceiro, o de pele.O câncer no aparelho Digestivo é a mesma quantidade em homens e mulheres", informa.

Os exames já estão disponíveis pelo SUS (Sistema Único de saúde) e os exames Preventivos e Curativos podem ser solicitados nos postos de saúde.

Além do CORA, também existe Liga de Combate ao Câncer ( LACCA ) que dá assistência a doentes e seus familiares,desde que sejam encaminhados pelos médicos.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/