mostrar mensagem ]

Comunicados Oficiais - UNIARA (COVID-19)

Em virtude da pandemia global de COVID-19, as atividades da Universidade de Araraquara - Uniara sofreram alterações.

Clique aqui e confira todos os comunicados oficiais da Instituição.

ocultar ]

UNIARA

Ageuniara

Consumo de vinho pode auxiliar no emagrecimento, revela pesquisa

Por: JULIA TAVARES DE MORAES

09/08/2017

Segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), no ano passado, mais de 128 milhões de litros de vinho foram vendidos no Brasil. Em 2011, esse número era de pouco mais de 110 milhões de litros. Estudos científicos já comprovaram os inúmeros benefícios que o consumo de vinho pode trazer à saúde de quem o consome, porém o que não se imaginava é que o mesmo pode auxiliar no emagrecimento.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Washington State University, o vinho possui piceatanol, que retarda a geração de células novas de gordura e as impede de se transformar em células maduras. Outra substância que auxilia no emagrecimento é resveratrol, que é uma molécula presente nas cascas de uvas, que combate a produção de toxinas e radicais livres, evitando que se formem placas de gordura nos vasos sanguíneos e diminuindo o colesterol.

A nutricionista Amanda Mello, Araraquara (SP), alerta sobre o consumo: “Muitos estudos já comprovaram benefícios do consumo do vinho, essas pesquisas são feitas e divulgadas de acordo com a maioria, porém cada organismo responde de uma forma, por conta disso esse processo deve ser feito junto com uma nutricionista”.

Amanda comenta como ingerir o vinho de forma correta: “Recomenda-se que o vinho seja consumido antes de dormir e que seu consumo não seja acompanhado de outras bebidas e comidas, é necessário ficar atento na quantidade, o ideal é não ultrapassar um copo, o vinho tem um alto teor de açúcar e pode prejudicar pacientes com diabetes”.

O consumo do vinho aumenta significativamente nas estações mais frias do ano, as pessoas o procuram como um aliado para combater o frio. O gerente de um supermercado de Araraquara (que prefere ficar no anonimato), comenta sobre as vendas: “No inverno, nós vendemos muito vinho, porém na época de calor o que mais sai é a cerveja, mas se colocarmos num ranking o vinho é a segunda bebida alcoólica mais vendida por aqui”.

Não é qualquer vinho que vai auxiliar no emagrecimento. De acordo com a pesquisa, quanto mais escuro for o liquido, maior será a quantidade de revesratrol, sendo assim maior serão seus benefícios.

Qualquer comida ou bebida quando ingerida em excesso vai trazer prejuízos para a saúde e vale o alerta: o vinho é uma bebida alcoólica que não pode ser consumida por crianças, nem por adultos que apresentam algum problema com suas substâncias. O ideal é fazer um consumo adequado e não dirigir após tomar qualquer tipo de bebida alcoólica.

Para usufruir melhor dos benefícios do vinho procure uma nutricionista

Publicada em 15/8/2017 às 21h09.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/