Ageuniara

Banco digital e Cooperativas de crédito surgem como alternativas

Por: PAULO ROBERTO VICENTE

18/04/2017

O Brasil tem passado por um cenário econômico cada vez mais crítico e a procura por facilidades na obtenção crédito vem aumentando dia após dia. Com isso, algumas instituições financeiras têm se tornado a opção mais vantajosa para o consumidor como, por exemplo, as Cooperativas de crédito e os novos modelos de banco 100% digitais.

Com a evolução das tecnologias, a Internet vem se tornando uma ferramenta fundamental no dia a dia das pessoas e com o intuito de ampliar e melhorar o atendimento através de diferentes plataformas, algumas instituições financeiras têm aderido ao modelo digital, oferecendo todos os serviços da agência física, incluindo opções de investimento e disponibilidade de crédito sem a necessidade de se dirigir ao banco. 

Um banco digital é mais que o Internet Banking ao qual estamos acostumados. A ideia é criar modelos de negócios que apresentem soluções diferentes e inovadoras ao cliente, sempre que esse precise interagir com a empresa.

Por meio de bancos digitais o cliente consegue fazer todas as atividades que precisa, como abrir uma conta, fazer aplicações, entre outras ações, sempre utilizando a internet como ferramenta.

No caso de saques em dinheiro, é só usar um caixa da Rede 24 Horas, com os quais bancos digitais trabalham em parceria.

A estudante de Jornalismo,Brenda Bento, 23, é usuária de um novo modelo de cartão de crédito 100% digital e afirma que é uma ótima opção para controlar os gastos, além de contar com a facilidade de não precisar ir em uma agência física e poder resolver tudo pelo celular. “Eu consigo poupar tempo ao resolver tudo online. É muito prático e seguro.”

Para a correspondente bancária Sabrina Mendes, este novo modelo ainda é para um público específico, normalmente para quem já está familiarizado com os processos online, como, por exemplo, compras pela Internet e, até mesmo, o Internet Banking dos bancos convencionais. Sabrina ainda aponta o lado negativo dos bancos digitais:  “Não ter um gerente à disposição como acontece nas agências bancárias pode trazer uma falta de confiança para o cliente”, afirma.

Cooperativas de crédito

Outro mercado em constante crescimento é o das Cooperativas de crédito, instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços. Nas Cooperativas de crédito, os associados encontram os principais serviços disponíveis nos bancos, como conta-corrente, aplicações financeiras, cartão de crédito, empréstimos e financiamentos. 

Por meio da Cooperativa de crédito, o cliente tem a oportunidade de obter atendimento personalizado para suas necessidades, taxas de juros reduzidas e rendimentos normalmente superiores aos de mercado com a segurança e garantia do Banco Cental, que autoriza e supervisiona o trabalho das cooperativas.

Fonte: site do Banco Central ( www.bcb.gov.br) 

Publicada em 18/4/2017 às 21h45.



Destaques:

Reportagens recentes:

Todas as reportagens

Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /ageuniara/