O Núcleo de Tecnologias Tridimensionais da Universidade de Araraquara - Uniara (NUT3D/Uniara) surgiu como fruto da iniciativa de docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Uniara (PPGB-MRQM/Uniara).
Alinhado com tecnologias modernas, o NUT3D/Uniara atua com base na tríade: pesquisa, ensino e extensão, promovendo a difusão e o desenvolvimento técnico-científico relacionado às tecnologias tridimensionais (3D).
Com vocação direcionada ao desenvolvimento de competências científica, técnica e humana, o NUT3D/Uniara tem papel importante na formação discente e na integração destes com a sociedade.
Em seu curto tempo de vida, várias atividades tecnológicas são realizadas pelo NUT3D/Uniara, tais como o planejamento, modelagem e impressão de estruturas 3D pela técnica FDM. O NUT3D/Uniara já produziu diversos estudos e artigos científicos, orientou e apoiou o desenvolvimento de trabalhos de iniciação científica, mestrado e doutorado, apoiou eventos externos - como feiras de ciências - e organizou eventos científicos nacionais e internacionais tendo trazido nomes expoentes da ciência.
Para além disso, tem apoiado o também jovem periódico "International Journal of Advances in Medical Biotechnology (IJAMB)" em seu editorial e com publicações.
O NUT3D/Uniara tem reforçado sua importância interna na universidade e vem igualmente conquistando projeção externa sobretudo no relacionamento interinstitucional e com a sociedade. Está associado a renomados centros de pesquisa e universidades e empresas, no país e fora.
Em termos de perspectivas, há um projeto para expansão física do NUT3D/Uniara com a formação de uma estrutura mais completa - com mais equipamentos e tecnologia - visando capacitar mais discentes, aportar mais conhecimento e projetos, ampliar resultados científicos e tecnológicos e integrar pesquisadores.
Uma importante área que será beneficiada nesta expansão é a área de bioimpressão em que o desenvolvimento e aplicação da impressão 3D são direcionados à medicina regenerativa na busca por soluções para atender pacientes e/ou vítimas de acidentes que tenham perdas e necessitem de substituição ou reparação de tecidos e órgãos. A bioimpressão é uma área nova e de vanguarda que vem apresentando importantes desenvolvimentos mundialmente.
Neste crítico momento em que o Brasil e o mundo atravessam, o NUT3D/Uniara vem participando diretamente no combate ao Covid-19, produzindo suportes para protetores faciais com impressão 3D, também conhecidos, em inglês, como face shields, destinandos a profissionais de saúde de hospitais de Araraquara e região. Esta iniciativa ajudará na proteção de quem está no "pelotão de frente" e no tratamento dos pacientes, salvando vidas.
Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
ENTENDI