202404291900

Notícias

Uniara sedia etapa do Alfabetiza Juntos-SP

Publicado em: 10/04/2024

Secretaria Municipal de Educação e Mestrado em Educação da Uniara:

 

Etapa do “Alfabetiza Juntos-SP” – promovida em regime de colaboração entre o governo do Estado de São Paulo e seus municípios – em Araraquara, pela Secretaria Municipal de Educação, será realizada na Uniara.

A Uniara terá o prazer de sediar, no dia 11 de abril, das 8h às 17h, uma ação importante promovida em regime de colaboração entre o governo do Estado de São Paulo e seus municípios, no caso de Araraquara, pela Secretaria Municipal de Educação. O documento de orientação encaminhado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Coordenadoria Pedagógica – COPED e o Departamento de Cooperação Pedagógica com os Municípios, explica que devido aos resultados da Avaliação da Fluência leitora e ao compromisso com a alfabetização, instituiu-se o Programa Alfabetiza Juntos SP. O Programa visa assegurar as ações em prol da educação básica, fortalecendo a necessidade formativa do quadro da educação envolvidas no segmento de Anos Iniciais da rede estadual e municipal, envolvidos com a alfabetização. Sendo assim, o curso se desenvolverá na interface entre os pares da gestão educacional e práticas pedagógicas que visam garantir o desenvolvimento do desempenho dos estudantes na alfabetização.

A proposta da SEDUC-SP tem por objetivo implementar a melhoria da qualidade da educação básica pública e estabelecer as bases para a garantia da alfabetização de crianças. O programa Alfabetiza Juntos SP, é uma iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

A meta do Alfabetiza Juntos SP é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026. Para isso, a Educação vai enviar material didático aos municípios, formar seus professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura, uma dos projetos da Educação em andamento desde o ano passado e que integra as ações do programa. Neste primeiro encontro serão formados(as) os(as) profissionais da Educação.

Em resumo, as representantes da Secretaria, que ministrarão essa atividade formativa, Sras. Daiane R. Basso F. Segura (Gerente de Desenvolvimento Pedagógico, Curricular e Avaliação Escolar) e Márcia Campos (Professora Formadora da Equipe de Formação do Ensino Fundamental – EFEF), explicam que conforme consta no site do MEC, o “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada” tem por objetivo central assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental, além da recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.

Para mais informações acesse o site do MEC:
https://www.gov.br/mec/pt-br/crianca-alfabetizada

O encontro reunirá em torno de 100 professores(as) que atuarão como formadores(as). Será realizado no espaço viabilizado pelo Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação, na Unidade II da UNIARA, situada à Rua Carlos Gomes,1217. Salas T1 e T3, andar térreo.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI