202404291342

Notícias

Alunos de Medicina da Uniara participam de ação na praça Santa Cruz, em função do Dia Mundial do Rim

Publicado em: 14/03/2024

Nesta quinta-feira, dia 14 de março, Dia Mundial do Rim, alunos da Liga Acadêmica de Nefrologia – LANEFRO do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara participaram de uma ação em função da data, na praça Santa Cruz.

“É uma campanha mundial, e no Brasil temos a Sociedade Brasileira de Nefrologia, que faz essa campanha há dezoito anos. Este ano, tem como tema ‘Saúde dos rins e exame de creatinina para todos’. É uma atividade para que as pessoas se conscientizem sobre as doenças renais e, dessa forma, fizemos a campanha junto com os alunos da LANEFRO, com colaboração do Laboratório de Simulação Realística, em nome da professora Viviane Ferreira”, relata o supervisor da residência médica e regente do internato médico do curso de Medicina da Uniara, Henrique Luiz Carrascossi.

Ele detalha que, na ação realizada na praça, “aplicamos gratuitamente um questionário sobre risco de doença renal, e fizemos exames de glicemia e aferição da pressão arterial”. “Também demos orientações, pois sabemos que a hipertensão e o diabetes são as principais causas de doenças renais”, explica.

As principais funções dos rins, de acordo com ele, são filtrar o sangue, regular a quantidade de líquido no corpo e exercer funções de controle de eletrólitos como sódio e potássio, da pressão arterial, de níveis de anemia e vitamina D. “É um órgão que as pessoas, às vezes, acham que é só relacionado a pedra no rim e cólica, mas o rim é um órgão complexo, que está ligado ao corpo como um todo. Por conta de essas funções serem muito importantes, quando uma pessoa evolui com uma doença renal, acaba tendo muitas complicações, e por isso essa campanha para orientar as pessoas sobre o risco de doença renal”, reforça Carrascossi.

“Agradeço à coordenadora do curso de Medicina, Cynthia Arruda Mauro Piratelli, que também é médica nefrologista e nos auxiliou nessa campanha, a todo apoio que a Uniara nos deu – alunos e Laboratório de Simulação Realística -, à Prefeitura de Araraquara, à Droga Ven e à parceria com o Instituto do Rim Carrascossi”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Medicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI