202404270319

Notícias

Alunos de Fisioterapia da Uniara realizam atividades no ASM em função do Dia internacional das Mulheres

Publicado em: 08/03/2024

Nesta sexta-feira, dia 8 de março, o Dia internacional das Mulheres, alunos do curso de Fisioterapia estão promovendo atividades em alusão à data, no Ambulatório de Atenção à Saúde Integral da Mulher – ASM (avenida Osório, 184, no Centro).

“Este ano, iniciamos parceria entre o ASM e o a graduação, especificamente na área de Fisioterapia em Saúde da Mulher. Neste Dia Internacional das Mulheres, estamos realizando palestras para mulheres que utilizam o serviço da unidade, com temas voltados à promoção e prevenção em saúde da mulher. Também estão sendo entregues folhetos informativos que os próprios alunos estagiários elaboraram, sob a orientação da docente Mariana Nachbar Segnini”, relata o coordenador do curso, Carlos Roberto Grazziano.

Segnini, por sua vez, conta que “estamos hoje dando início no estágio dos alunos do quarto ano da Fisioterapia da Uniara, na disciplina da Saúde da Mulher”. “Eu, como professora da disciplina, irei com duas turmas de alunos, nos períodos da manhã e tarde. Iniciamos com uma palestra informativa sobre a saúde íntima da mulher, a importância da fisioterapia no pós-operatório de câncer de mama e a importância na incontinência urinária”, detalha a docente.

A estagiária do quarto ano do curso, Ingridy Vitória Sebriano Lázaro, palestrou para os pacientes do ambulatório. “Foi diferente e muito interessante, ainda mais por ver as mulheres interagindo. Nós nos preparamos, estudamos bastante e falamos um pouco sobre a fisioterapia em relação ao câncer de mama, à incontinência urinária, e principalmente à saúde íntima, quando abordamos os cuidados de limpeza. Foi muito importante fazer essa atividade são experiências novas e talvez diferentes do que aquelas que vivenciamos na clínica”, detalha.

A recepcionista do ASM, Juliana, acompanhou a atividade. “Achei que a palestra auxilia bastante porque as pacientes têm muitas dúvidas. Cada uma tem um sentimento diferente em relação a pós-cirúrgico, principalmente na parte de incontinência urinária, que o ambulatório abrange bastante, por conta da parte pélvica”, explica.

O conteúdo explanado sobre mama também foi esclarecedor, de acordo com ela, “principalmente porque a maior queixa das pacientes é enrijecer o movimento por conta da cirurgia”. “As pacientes interagiram, e é muito importante isso porque a maior parte delas tem muita vergonha de falar para nós, porque acha que, se falar, vai pensar que está se queixando à toa, e não é assim: toda queixa é importante para nós. Temos que saber o que estão sentindo”, ressalta a recepcionista.

Juliana acredita que o estágio do curso de Fisioterapia da Uniara no ASM será bastante importante para a unidade. “Vai melhorar muito, principalmente na parte de pós-cirurgia, na ajuda no fortalecimento do movimento”, finaliza.

Informações sobre a graduação de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

 

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI